Uma política de segurança da informação tem como princípio básico atender a três requisitos: Integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações. Qualquer ameaça que possa comprometer esses requisitos pode ser prejudicial à organização.
Quando se trata de segurança todo cuidado é necessário. São várias as recomendações a serem adotadas buscando garantir o máximo de segurança possível.
A segurança física da informação deve ser a primeira a ser observada, tendo em vista que é a mais “fácil” de ser implementada, necessitando para isso de recursos para serem alocados com o material necessário a tal implementação,principalmente aos equipamentos mantidos nas instalações físicas, isto é, no Data Center da organização, como: servidores de arquivos, servidores de internet, servidores de email, máquinas firewalls, dentre outros. Deve-se realizar um controle de acesso apropriado, com todo tipo de proteção necessária. Pode-se, por exemplo, serem instaladas câmeras de monitoramento, portas com leitor biométrico, solicitação de identificação prévia, dentre outros, tudo visando prevenir o acesso, por pessoas não autorizadas às instalações físicas e consequentemente, às informações contidas nos equipamentos físicos, que muitas vezes podem ser de caráter sigiloso. Caso tais informaçõesconfidenciais sejam acessadas e disponibilizadas abertamente, toda a credibilidade da organização é prejudicada.
Outras medidas devem ser consideradas buscando prevenir as informações contra incidentes de causas naturais como enchentes, incêndios e blecautes. Para isso devem-se tomar os cuidados necessários como, evitar instalações de equipamentos no subsolo, instalar dispositivos anti-incêndios e equipamentos de redundância de energia elétrica, como geradores de energia e nobreaks potentes, objetivando dar continuidade ao serviço em caso de algum desastre.
A segurança da estrutura lógica, onde se encontram os dados armazenados, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Segurança organizacional. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Seguran%C3%A7a-Organizacional/394690.html

MLA

"Segurança organizacional" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Seguran%C3%A7a-Organizacional/394690.html>.

MLA 7

"Segurança organizacional." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Seguran%C3%A7a-Organizacional/394690.html>.

CHICAGO

"Segurança organizacional." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Seguran%C3%A7a-Organizacional/394690.html.