Segurança no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
04
1 - Introdução
O saturnismo, ou plumbismo é o nome dado à intoxicação pelo chumbo. Ela afeta milhões de pessoas em todo o mundo como resultado da poluição ambiental, além de outras espécies, como as aves . Em humanos, as principais fontes de intoxicação são as tintas que contém chumbo, baterias deautomóveis, pilhas, soldas, e emissões industriais. Em outras espécies, somam-se o chumbo usado em projéteis para caçada que também são uma causa de saturnismo em humanos com projéteis alojados e como peso para linhas de pesca, que são ingeridos por peixes, por sua vez ingeridos pelas aves.

2 - Absorção do Chumbo e Intoxicação Saturnina

Diz-se que há Absorção de Chumbo quando o mesmo tendopenetrado por quaisquer vias, atinge os tecidos. Quando o chumbo absorvido provoca sintomas subjetivos e objetivos, diz-se que ocorre a Intoxicação Saturnina.
Com relação ao mecanismo das reações bioquímicas envolvidas na intoxicação, sabe-se, que o mesmo é bastante diversificado e complexo, variando desde a substituição do cálcio no tecido, com sua eliminação posterior por ACIDOSE sem quenecessariamente ocorra a recalcificação, até as complexas interferências no ciclo de Krebs, na formação da HEME ao nível de fígado. Tais interferências se processam nas várias etapas de formação do sangue, através de inibições enzimáticas celulares, com frequentes casos de anemias. Por outro lado, lesões cancerosas a nível de cérebro, resultantes da intoxicação pelo chumbo orgânico são conhecidas.
Emhumanos, a intoxicação pode levar a quadro clínico evidente ou a alterações bioquímicas mais sutis. Os sintomas mais comuns são dores abdominais severas, úlceras orais, constipação, parestesias de mãos e pés e a sensação de gosto metálico. O exame físico pode demonstrar a presença de
05
uma linha de depósito de chumbo na gengiva e neuropatia periférica. Outras alterações incluem anemia porporfiria secundária e inibição da medula óssea, disfunção renal, hepatite e encefalopatia com alterações de comportamento, redução no QI.
O chumbo é o metal tóxico mais importante para o ser humano. Assim, como os outros minerais pesados, tem tendência de ligar-se aos grupos tiol das moléculas de proteína, inativando, principalmente as de função enzimática. A doença causada pela intoxicação pelochumbo recebe o nome de saturnismo.
Diz-se que o envenenamento pelo chumbo inorgânico tem ação preferencial pelos ossos. Já o chumbo orgânico, enquanto em fase de decomposição, tende a provocar lesão nervosa no cérebro; após a decomposição total, segue integralmente a trajetória do chumbo inorgânico.

A intoxicação é devida à ingestão dos bagos de chumbo que se encontram no solo e no fundo demassas de água, ingeridos de forma acidental durante a procura de alimento ou de material grosseiro necessário para as aves triturarem o alimento na moela.
A intoxicação aguda pelo chumbo provoca, cefaléias agudas, paralisia motora, dores articulares, irritabilidade, neurites óticas, comportamento maníaco, distúrbios mentais gerais. Se não for corretamente tratado pode apresentar, ataxia,convulsões e até ocorrer morte.

A importância da intoxicação por chumbo no Homem diminui em larga escala logo que se conheceu a dimensão do problema da sua toxicidade e foram tomadas medidas que diminuíram a exposição da população para níveis mais baixos possíveis, em particular os trabalhadores que contactam com este metal (por exemplo os mineiros).

06
3 - Exposição Crônica
A exposição crônicaprovoca anorexia, desconforto muscular, cefaléia, constipação intestinal, diarréia, gosto metálico, fadiga fácil, fraqueza muscular, insônia, pesadelos, irritabilidade, dor abdominal.
Os efeitos a longo prazo da exposição crônica não são ainda bem compreendidas, mas parecem ser deletérias sobre os órgãos, sangue, nervos e sistema endócrino.

4 - Sinais e Sintomas

São os seguintes, os...
tracking img