Segurança no trabalho

Páginas: 9 (2238 palavras) Publicado: 17 de março de 2011
 

Trabalho de Praticas Integradoras

* Aplicação de Normas de Segurança do Trabalho e Suas Interfaces.

- Apresentação do Trabalho
- Objetividade
- Clareza nas Dissertações do Assunto
- Conclusão

As NRS que fazem interface entre si são as que têm documentação. Que são as NRS 4, 5, 6, 7, 9,17, 18, 22, 32, segue abaixo.

NR4 ─ Serviços Especializados em Engenharia de Segurança eem Medicina do
Trabalho – SESMT: a implantação do SESMT depende da gradação do risco da atividade principal da empresa (Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE) e do número total de empregados do estabelecimento (Quadro 2). Dependendo desses elementos o SESMT deverá ser composto por um Engenheiro de Segurança do Trabalho, um Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Auxiliar deEnfermagem do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, todos empregados da empresa. Atualmente, esta Norma está sendo revistada pela Comissão Tripartite Paritária Permanente. A nova NR4 ─ Sistema Integrado de Prevenção de Riscos do Trabalho, pela Portaria nº. 10, de 6 de abril de 2000. As novidades são os serviços terceirizados, o SEST próprio, o SEST coletivo e a obrigatoriedade de todoestabelecimento, mesmo com um empregado, ser obrigado a participar do programa.

NR5 ─ Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA: todas as empresas
Privadas, públicas, sociedades de economia mista, instituições beneficentes, cooperativas, clubes, desde que possuam empregados celetistas, dependendo do grau de risco da empresa e do número mínimo de 20 empregados são obrigadas a manter a CIPA.Este dimensionamento depende da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, que remete a outra listagem de número de empregados. Seu objetivo é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, tornando compatível o trabalho com a preservação da saúde do trabalhador. A CIPA é composta de um representante da empresa ─ Presidente (designado) e representantes dos empregados,eleitos em escrutínio secreto, com mandato de um ano e direito a uma reeleição e mais um ano de estabilidade.

NR6 - Equipamentos de Proteção Individual – EPIs: as empresas são obrigadas a
fornecer aos seus empregados equipamentos de proteção individual, destinados a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. Todo equipamento deve ter o CA - Certificado de Aprovação do Ministério doTrabalho e Emprego e a empresa que importa EPIs também deverão ser registrados junto ao Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho, existindo para esse fim todo um processo administrativo.

NR7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO: Este programa é regulamentado pela NR 07 e tem como objetivo por meio de Exames Ocupacionais a promoção e preservação da saúde dostrabalhadores através de medidas prevencionistas, diagnosticando precocemente os agravos à saúde relacionados ou não ao trabalho.
Os Exames Ocupacionais são:
• Adimensional
• Periódico
• Retorno ao trabalho
• Mudança de função
• Dimensional

Poderá haver a necessidade de solicitação de exames complementares, dependendo dos riscos específicos decorrentes de cada atividade, como Hemograma completo ou RXde Tórax. A não realização do PCMSO acarreta  MULTA de 1.324 UFIR e a não realização dos Exames Ocupacionais (admissional, periódico, etc.) acarreta MULTA de 1.986 UFIR (por exame não realizado).Além das multas outro risco a que a empresa está sujeita quando não implementa os Programas de Segurança e Medicina do Trabalho é de Ações na Justiça no futuro movidas por funcionários que podem alegarque os danos à saúde que eles apresentam foram adquiridos no período em que trabalharam nesta empresa.

NR9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – A Norma Regulamentadora 9 (NR 9) estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do PPRA, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados (independentemente do número) regidos pela CLT...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança higiene e segurança do trabalho
  • SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Segurança do trabalho
  • seguranca do trabalho
  • segurança trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!