Segurança no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

ÍNDICE 2
ÍNDICE DE TABELAS 3
INTRODUÇÃO 4
OBJECTIVO 5
INSTRUMENTAÇÃO UTILIZADA 5
AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ILUMINÂNCIA 6
PRINCIPAIS CONCEITOS 7
METODOLOGIA 8
RESULTADOS 10
CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES 13
BIBLIOGRAFIA 15
ANEXOS 16

ÍNDICE DE TABELAS

Tabela 1 - Níveis de iluminância recomendados nos edifícios de educação 10
Tabela 2 - Dados de iluminância medidose recomendados 11

INTRODUÇÃO

É imprescindível para um bom ambiente de trabalho que a iluminação seja adequada ao tipo de actividade/tarefa desenvolvida. Quando os requisitos mínimos não são respeitados há consequências a nível físico e psicológico para o trabalhador. Nomeadamente, danos visuais, stress, dores de cabeça, fadiga física e nervosa, bem como, diminuição da produtividade, eaumento do número de acidentes.
Cabe ao Técnico de HST analisar os riscos e actuar aplicando medidas de prevenção e /ou medidas de protecção de modo a prevenir e controlar todas as situações que sejam passíveis de criar algum tipo de risco para a saúde, segurança e produtividade do trabalhador.



OBJECTIVO

O objectivo deste estudo é medir e avaliar os níveis de iluminação em todos os postosde trabalho na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, com sede na Rua do Curral – Casa do Curral – Margaride, Felgueiras. Deste modo, pretende-se verificar qual o nível de iluminância adequado a cada posto de trabalho, calcular o nível de iluminância existente nos mesmos e, sempre que estes se apresentem inferiores ao recomendado, apresentar medidas de correcção.
Este estudo foirequerido pelo Eng.º Miguel Lopes, no âmbito da unidade curricular de Higiene Ocupacional II.

INSTRUMENTAÇÃO UTILIZADA

Para a realização das medições de iluminância foi utilizado um luxímetro Xauvin Arnoux 111, modelo C.A. 813. Este aparelho foi adquirido recentemente, não tendo ainda sido submetido a nenhuma calibração.

AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ILUMINÂNCIA

De acordo com a Portaria53/71 de 3 de Fevereiro, art.º 18 referente aos estabelecimentos industriais, a iluminação nos locais de trabalho deve respeitar os seguintes requisitos:
- “Os locais de trabalho devem ser iluminados com luz natural, recorrendo-se à artificial, complementarmente, quando aquela seja insuficiente. Exceptuam-se os casos em que razões de ordem técnica impossibilitem a utilização de luz natural.
- Ailuminação dos locais referidos no número anterior deve ser adequada às operações e tipos de trabalho a realizar.
- As vias de passagem devem ser, de preferência, iluminadas com luz natural.
- Deve intensificar-se a iluminação geral onde existe perigo particular de acidente, designadamente nas zonas de risco de quedas.
- As grandes variações de iluminação entre zonas contíguas devem seratenuadas através de uma adequada graduação.
- Os níveis de iluminação não devem ser inferiores aos limites mínimos recomendados.”
Como a nossa legislação interna não refere valores mínimos de iluminância, as medições e apreciações dos resultados foram feitas de acordo com o estabelecido na Norma ISO 8995:2002 – “Lighting Of Indoor Work Places” – Iluminação de Locais de Trabalho Interiores, a qualespecifica os valores de iluminação de acordo com a tarefa/actividade.

PRINCIPAIS CONCEITOS

Fadiga visual – é a fadiga dos músculos da visão e o esgotamento dos neurotransmissores, que é potenciado por tarefas repetitivas e monótonas e níveis deficientes de iluminação.
Tarefa visual – elementos visuais da tarefa a ser levada a cabo.
Área da tarefa – porção do posto de trabalho em que a tarefavisual se situa e é realizada.
Envolvente imediata – zona com pelo menos 0,5m de largura que envolve a área da tarefa e que pertence ao campo de visão.
Fluxo luminoso – é a quantidade total de luz emitida por uma fonte luminosa - unidade: lumen (lm).
Iluminância – é uma medida de fluxo luminoso incidente por unidade de superfície – unidade: luz (lx).
Iluminância mantida (Em) – valor abaixo...
tracking img