Segurança no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO

SEGURANÇA DO TRABALHO.

Osório, maio de 2010.
INTRODUÇÃO

As empresas têm diversas obrigações para com seus colaboradores, sendo de grande importância, a questão dos acidentes e o cumprimento das normas da Medicina e Segurança do Trabalho, que fazem parte do dia-a-dia das pessoas e são determinantes e indispensáveis para odesempenho das tarefas. Em geral, as pessoas passam a maior parte do seu tempo nos locais de trabalho e o ambiente é decisivo para a qualidade de vida no trabalho (QVT). Isso influenciará na qualidade da produção, na quantidade produzida e no grau de motivação dos funcionários. Portanto, as organizações devem disponibilizar os equipamentos e as condições estruturais necessárias ao bom desempenho dasatividades, assim como os colaboradores devem evitar atos inseguros e sobrecarga de tarefas.
A organização deve concentrar esforços através de treinamentos para mostrar como o colaborador deve proceder para evitar acidentes e, assim, melhorar o desempenho na produção. (PACHECO JR., 2000). Com a importância dada ao colaborador, surgiram manuais de legislação e treinamentos para orientar asegurança do trabalho, ações preventivas para conscientizar a importância da prevenção tanto no ambiente de trabalho, como fora dele. A redução de acidentes acarreta a redução dos custos em relação ao absenteísmo, a rotatividade ao desempenho produtivo.
Este trabalho tem como principal objetivo alertar as empresas da importância de se adotar políticas de segurança do trabalho, pois é atravésdestas medidas que se alcançará um maior desempenho do funcionário, e da rentabilidade da empresa proporcionando um ambiente mais seguro e agradável. Neste ambiente de prevenção surgem a CIPA, PPRA, PCMSO e o SESMET, que tem como objetivo orientar as empresas a reparar, os atos inseguros dos trabalhadores, e as condições de insegurança.

HIGIENE DO TRABALHO

Refere-se a um conjunto denormas e procedimentos que visa a proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes a tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. A higiene do trabalho está relacionada com o diagnóstico e com a prevenção de doenças ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: o homem e seu ambiente de trabalho.
Um plano detrabalho envolve o seguinte conteúdo:

1-Serviços médicos adequados –  envolve dispensário de emergência e primeiros socorros, se for o caso. Essas facilidades devem incluir:
a. Exames médicos de admissão;
b. Primeiros socorros;
c. Eliminação e controle de áreas insalubres;
d. Registros médicos adequados;
e. Supervisão quanto à higiene e saúde;
f. Utilização dehospitais de boa categoria;
g. Exames médicos periódicos de revisão e check-up.

2-Serviços adicionais – como parte do investimento empresarial sobre a saúde do empregado incluindo:
a. Programa informativo  para melhorar os hábitos de vida e esclarecer sobre assuntos de higiene e de saúde. Supervisores, médicos de empresas, enfermeiros, e especialistas, proporcionam  informações nodecorrer do seu trabalho regular;
b. Programa formal de convênios ou colaboração com entidades locais, para prestação de serviços de radiografia, recreativos, de ofertas de leituras, filmes etc.;
c. Verificações interdepartamentais-entre supervisores, médicos e executivos - sobre sinais de desajustamento, que implicam mudanças de tipo de trabalho, de departamento ou de horário;
 
 OBJETIVOS DA HIGIENE DO TRABALHO

A higiene do trabalho tem caráter preventivo, pois a saúde e o conforto do trabalhador, evita com que o mesmo adoeça e se ausente provisória ou definitivamente do trabalho.
Entre os objetivos principais da higiene do trabalho, estão:
. Eliminação das causas das doenças profissionais ;
.Redução dos efeitos  prejudiciais ...
tracking img