Segurança no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é de extrema importância para a futura vida profissional do aluno, onde permite integrar-se aos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com conhecimentos adquiridos na prática durante o estágio e as atividades realizadas dentro da empresa. Neste relatório serão abordados temas relacionados á área de segurança do trabalho tais como: Inspeçãode rotina, levantamento das fichas de controle de EPI, treinamento de integração para colaboradores, Controle do sistema preventivo contra incêndio, Levantamento dos EPI’s, Registro de Investigação de Acidente do Trabalho, realização de dados para confecção do PPRA e mapa de riscos.

2 SINALIZAÇÃO

2.1 INTERNA

Toda as obras foram sinalizadas com avisos e cartazes, informando sobreriscos, atenção e avisos, conforme orientações do SESMT.


2.2 EXTERNA

Na sinalização externa foram atendidos os critérios para Bloqueio de testada de Obra, Trânsito de Veículos de Carga e Descarga, do Diretran.
A execução de serviços externos (fora dos limites do canteiro, principalmente na rua) foram sinalizados com cavaletes, cones, fita zebrada e um orientador de trânsitoveicular e de pedestres, quando necessário. E foi observado o seguinte:
Na eventualidade de obstrução temporária do passeio para fins de descarga de materiais, deve ser providenciado cordão de isolamento em volta do veículo, para criar um corredor de passagem do pedestre.
Durante a descarga de concreto usinado, foi utilizado cordão de isolamento, como descrito no item anterior. Pode ser utilizadafita zebrada fixa em balizas, e complemento com cones de sinalização.
Antes da execução de qualquer serviço na rua foi verificado se não existia risco contra terceiros. Deve-se priorizar a segurança dos pedestres (principalmente crianças) e veículos.

3 PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIAS
Em caso de ocorrência de acidente, onde a vítima precise ser removida para centro de atendimento médico,são tomadas as seguintes providências: Hospital: O hospital mais próximo que deve ser procurado em caso de acidentes. Pequenos acidentes: Encaminhar a vítima para a sala de Segurança do Trabalho, onde se encontra o material de primeiros socorros, e o funcionário deve estar treinado em primeiros socorros para o atendimento. A caixa de primeiros socorros é abastecida com: sal de fruta,mercúrio, esparadrapo, analgésico em gotas, analgésico em comprimidos, gazes, pomada para queimaduras, ataduras, algodão, luvas de procedimento, tesoura ponta romba. O Serviço de Saúde e Segurança controla periodicamente os mesmos: Comunicar ao setor de segurança no trabalho;
Acidente de gravidade média e alta; Se esta for a situação, tomar as seguintes providências: Acionar o ASSO pelotelefone 193, ou o convénio de remoção médica; Comunicar à Administração da Obra, ao setor de segurança do trabalho ou ao departamento de recursos humanos;
A assistência social deverá acompanhar o desenvolvimento do quadro de funcionário acidentado.

4 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA – EPC’S

Equipamento de Proteção Coletiva, diz respeito o coletivo, ao grupo a ser protegido. Quando hárisco de acidente ou doença relacionada ao trabalho, a empresa deve providenciar EPC visando eliminar o risco no ambiente de trabalho.
Estes são os EPC’S mínimos a serem utilizados durante a construção da obra:
* Plataformas de proteção;
* Guarda-corpo;
* Proteção de aberturas no piso;
* Proteção de escavações;
* Proteção de pontas de vergalhões;
* Corda de segurança;
* Tela deproteção;
* Proteções de partes móveis de máquinas e equipamentos;
* Proteções para terceiros (passeios e logradouros);
* Proteção de entrada da obra;
* Passarelas;
* Rampas;
* Escadas de mão;
* Barreiras de proteção (ex. tapume).
Obs : Todo o perímetro da obra foi devidamente isolado com tapumes de forma a evitar o ingresso de pessoas estranhas à obra e que possam colocar-se em...
tracking img