Segurança no trabalho 1

Páginas: 9 (2163 palavras) Publicado: 8 de abril de 2011
LINGUAGEM CIENTÍFICA

Célio Pereira
Prof. Evandro Luiz Segala Martins
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnólogo em Segurança no Trabalho (SEG0018) – Prática Módulo I
30/11/10

RESUMO

Este texto trata a respeito das Normas da ABNT com a finalidade de orientar os acadêmicos da Graduação e pós-graduação sobre a publicação de Artigos Científicos procurando estabelecer,de forma sintética, os principais cuidados a ter na escrita do texto científico. Neste sentido, descreve-se seqüencialmente, os sucessivos componentes para a construção do texto cientifico.

Palavras-chave: Artigo. Pesquisa. Ciência.

1 INTRODUÇÃO

A investigação sobre o papel da linguagem no ensino-aprendizagem de ciências tem aumentado significativamente nos últimos anos. A grandemaioria dos trabalhos nessa área tem pesquisado o uso de analogias e metáforas e suas implicações para o ensino de ciências (como artigos de revisão nessa área podem ser mencionados, por exemplo, Duit, 1991; Dagher, 1995; e o número especial do Journal of. Research in Science Teaching 30(10), 1993).
Um número bem menor de estudos tem se dedicado à investigação do papel da linguagem naconstrução de significados científicos em salas de aula (ver, por exemplo, Lemke, 1990; Sutton, 1992; Scott, 1996 e 1997; Ogborn et al. 1996; Mortimer, 1997). Esses trabalhos são conseqüência, de certa forma, das investigações empíricas sobre o discurso da sala de aula, em geral, que têm mostrado as características particulares desse tipo de discurso (por exemplo, a presença de seqüênciasPergunta-Resposta-Feedback) e o modo como os professores usam o discurso para guiar e avaliar o processo de aprendizagem (ver, por exemplo, Edwards & Mercer, 1987; Newman, Griffin & Cole, 1989; Mercer, 1995).
Os estudos sobre as interações discursivas nas salas de aula de ciências têm mostrado que elas são povoadas por entidades abstratas (elétrons, moléculas, etc.) e que, na construção dosignificado dessas entidades, "a forma pela qual o professor ‘fala sobre’ as evidências ou atividades é, no mínimo, tão importante quanto as próprias evidências e atividades" (Scott, 1997, p. 127).
O estudo sobre as relações entre linguagem comum e linguagem científica tem estado presente na maioria dos trabalhos citados, mas são raras as pesquisas que aprofundam as características e as diferenças -inclusive gramaticais - entre esses dois tipos de linguagem. Em trabalho anterior (Mortimer e Machado, 1996) procuramos situar às falas de alunos em salas de aula entre esses dois tipos de linguagem, utilizando como referência, principalmente, os trabalhos de Halliday & Martin (1993) e de Bruner (1991).
Dando continuidade a essa pesquisa, este trabalho apresenta um estudo sobre alinguagem escrita utilizada por vestibulandos em resposta a uma questão da prova aberta de química do vestibular da UFMG de 1996, buscando situá-la e utilizá-la através de estudantes em algum ponto que vai da linguagem científica à comum e tentando verificar se há alguma relação entre o uso da mesma e o desempenho na questão.  
 Na análise procuramos identificar os tipos de erros mais comuns everificar os elementos de linguagem utilizados pelos alunos de modo a verificar o uso ou não de processos nominalizados e de outros elementos gramaticais que possam caracterizar o uso de uma linguagem científica ou de uma linguagem comum. Posteriormente fizemos um cruzamento entre acertos e erros detectados e o uso da linguagem, para tentar responder se há alguma relação entre linguagem utilizada ecorreção das respostas.

2 A IMPORTÁCIA DA LIGUAGEM CIENTÍFICA

Nós falamos sobre nós, sobre o mundo, e sobre as coisas no mundo de diversas formas. Eis a primeira constatação. Estas formas de se falar sobre o mundo podem e devem variar de acordo com o objetivo que se tem.

Assim, a Poesia, a Filosofia, a Religião, a ficção, a Mitologia, a Lógica, e tantas outras são “jogos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO 1 ENG DE SEGURANÇA
  • saude e segurança do trabalho parte 1
  • Portfólio 1
  • Questão 1
  • Aula 1
  • Portffólio 1 Higiene e Segurança do Trabalho
  • Segurança e medicina do trabalho ii aula 1
  • Higiene ocupacional 1 semestre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!