Segurança do trabalho

Páginas: 9 (2095 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2011
1 . O adoecimento dos trabalhadores e sua relação com o trabalho

Os trabalhadores compartilham os perfís de adoecimento e morte da “população geral”, em função de sua idade, gênero, grupo social, ou inserção em um grupo específico de risco. Além disso, os trabalhadores podem adoecer ou morrer por causas relacionadas ao trabalho, como conseqüência da profissão que exercem ouexerceram, ou pelas condições adversas em que seu trabalho é ou foi realizado. Assim, o perfil de adoecimento e morte dos trabalhadores resultará da amalgamação desses fatores, que podem ser sintetizados em quatro grupos de “causas” (Mendes & Dias, 1999):
* Doenças “comuns”, aparentemente sem qualquer relação com o trabalho.
* Doenças “comuns” - crônico-degenerativas, infecciosas,neoplásicas, traumáticas, etc. - eventualmente modificadas, no aumento da freqüência de sua ocorrência, ou na precocidade de seu surgimento em trabalhadores, sob determinadas condições de trabalho. A Hipertensão arterial em motoristas de ônibus urbanos, nas grandes cidades, exemplifica esta possibilidade.
* Doenças “comuns”, que têm o espectro de sua etiologia ampliado ou tornado mais complexo, pelotrabalho. A asma brônquica, a dermatite de contato alérgica, a perda auditiva induzida pelo ruído (Ocupacional), doenças músculo-esqueléticas e alguns transtornos mentais exemplificam esta possibilidade, na qual, em decorrência do trabalho, somam-se (efeito aditivo) ou multiplicam-se (efeito sinérgico) as condições provocadoras ou desencadeadoras destes quadros nosológicos.

* Agravos àsaúde específicos, tipificados pelos acidentes do trabalho e pelas doenças profissionais. A Silicose e a Asbestose exemplificam este grupo de agravos específicos.
Os três últimos grupos constituem a família das “doenças relacionadas com o trabalho”. A natureza dessa relação é sutilmente distinta em cada grupo. A Figura 2.1 resume e exemplifica os grupos das doenças relacionadas de acordo com aclassificação proposta por Schilling (1984).
* Grupo I: doenças em que o trabalho é causa necessária, tipificadas pelas “doenças profissionais”, strictu sensu, e pelas intoxicações agudas de origem ocupacional.
* Grupo II: doenças em que o trabalho pode ser um fator de risco, contributivo, mas não necessário, exemplificadas pelas doenças “comuns”, mais freqüentes ou mais precoces emdeterminados grupos ocupacionais, e para as quais, o nexo causal é de natureza eminentemente epidemiológica. A Hipertensão Arterial e as Neoplasias Malignas (Cânceres), em determinados grupos ocupacionais ou profissões constituem exemplo típico.
* Grupo III: doenças em que o trabalho é provocador de um distúrbio latente, ou agravador de doença já estabelecida ou pré-existente, ou seja, concausa,tipificadas pelas doenças alérgicas de pele e respiratórias e pelos distúrbios mentais, em determinados grupos ocupacionais ou profissões.

Figura 2.1 - Classificação das doenças segundo sua relação com o trabalho

CATEGORIA | EXEMPLOS |
I - Trabalho como causa necessária | Intoxicação por chumboSilicose “Doenças profissionais” legalmente reconhecidas |
II - Trabalho como fator contributivo, mas não necessário | Doença coronariana Doenças do aparelho locomotor Câncer Varizes dos membros inferiores |
III - Trabalho como provocador de um distúrbio latente, ou agravador de doença já estabelecida |Bronquite crônica Dermatite de contato alérgica Asma Doenças mentais |
Entre os agravos específicos estão incluídas as “doenças profissionais” para as quais se considera que o trabalho ou as condições em que ele é realizado constituem causa direta. A relação causal ou nexo causal é direto e imediato e a eliminação do agente causal, por medidas de controle ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança higiene e segurança do trabalho
  • SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Segurança do trabalho
  • seguranca do trabalho
  • segurança trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!