Segurança do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
RESUMO.................................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO.............................................................................................5CONCLUSÃO..........................................................................................................9
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO

Neste trabalho, veremos um resumo do case Análise de acidentes – concentração fatal, onde serão relatados os principais motivos que geraram o acidente no tanque de tratamento de efluentes da empresa responsável pelo acidente. Veremos que um dos principais motivos foi àfalta de equipamentos de segurança. E também, que esta empresa foi responsável por várias irregularidades na área de segurança do trabalho, sendo multada e obrigada a rever seus conceitos referente à segurança de seus empregados.
O principal objetivo será mostrar que os acidentes podem ser evitados. Quando suas causas são identificadas é possível eliminá-las completamente, evitandoque acidentes da mesma natureza venham a se repetir. Vamos ver que o principal obstáculo na prevenção de acidentes é a falta de investimento das empresas, que na maioria das vezes, não veem lucros ou retornos financeiros neste investimento.
Vamos ver que a fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego nas empresas é de fundamental importância para que as mesmas venham aimplementar as Normas Regulamentadoras, que são hoje, os principais instrumentos em defesa da segurança e saúde dos trabalhadores.
E finalizaremos destacando a importância das principais normas regulamentadoras, na busca de conscientizar ao empregador, que só implementando e mantendo o seu uso adequado, é que vão perceber o grande investimento que estão fazendo a longo prazo, na busca tambémde eliminar os riscos de acidentes e de preservar a vida de seus colaboradores.

RESUMO

O presente estudo aborda o gerenciamento inadequado e a falta de manutenção preventiva em uma empresa, na qual, um grave acidente foi ocorrido, levando alguns de seus trabalhadores ao óbito. Os principais motivos encontrados depois de uma investigação pelos auditores fiscais do trabalho foram osseguintes: Falta de identificação dos espaços confinados; inadequado reconhecimento dos riscos; inexistência do SESMT; não realização de capacitação para os trabalhadores de acordo com a NR-9; ausência de relatório anual do PCMSO; não fornecimento de EPIs adequados ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento para atender a situações de emergências; deixar de contemplar, na etapa dereconhecimento do PPRA, a identificação dos riscos existentes; e deixar de efetuar análise global do PPRA. Diante de tantas irregularidades foram lavrados diversos autos de infrações e interditados os trabalhos em espações confinados, como exemplo, o tanque de tratamento de efluentes, principal responsável na morte dos trabalhadores. Este acidente só ocorreu porque a empresa não tomou as medidas deproteção necessárias e obrigatórias exigidas pelos órgãos responsáveis pela segurança dos trabalhadores.

DESENVOLVIMENTO

Porque os acidentes acontecem? Será que não seria possível evitá-los?
É com ênfase neste assunto, que vamos mencionar várias partes negativas e também, medidas preventivas e corretivas para que evitem ou amenizem tantos acidentes ocorridos nasempresas de todo o país.
Os acidentes acontecem na maioria das vezes, por falta de investimentos em qualidade de vida e segurança do trabalho por parte das organizações.
Mas será mesmo que todo acidente pode ser evitado?
Sim, pois suas causas, uma vez identificadas, podem ser eliminadas.
De acordo com Chiavenato (2004), segurança do trabalho é...
tracking img