Segurança do trabalho

Páginas: 14 (3329 palavras) Publicado: 1 de abril de 2011
A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO NA INDÚSTRIA

Introdução
O trabalho é uma atividade inerente ao indivíduo enquanto ser social, visto que o homem passa grande parte de sua vida dentro do ambiente do trabalho, estando sujeito a diversos tipos de intercorrências, que poderão repercutir negativamente ou positivamente, sobre sua saúde física e mental.
O problema dos acidentes e das doençasprofissionais acompanha o desenvolvimento das atividades do homem através de séculos, sempre cercado de novos e diferentes riscos que podem afetar a vida e a saúde do trabalhador. Assim, o homem primitivo teve a sua integridade física e capacidade produtiva diminuídas pelos acidentes próprios da caça, da pesca e da guerra, estas eram as atividades consideradas mais importantes de sua época. Maistarde, o homem das cavernas transforma-se em artesão, descobre o minério e os metais e começa a fabricar as primeiras ferramentas, as quais facilitam o seu trabalho, conhecendo assim as primeiras doenças do trabalho, provocadas pelos próprios
materiais que utilizava nas suas atividades laborais. As relações entre o homem e as atividades laborais por ele exercidas sofreram grandes mudanças, após arevolução industrial. Assim sendo, o homem deixou o risco de ser apanhado pelas garras dos animais, para submeter-se ao risco de ser apanhado pelas garras das máquinas. Com a evolução industrial proporcionada pelo surgimento de novas e complexas máquinas, surgiram novos riscos e acidentes para a população trabalhadora.
Ao longo da história da humanidade muitas mortes, doenças e mutilações deinúmeros trabalhadores tiveram como causa o seu ambiente de trabalho. Todavia, esses acidentes só chamaram a atenção dos governantes quando, em virtude do seu elevado número, adquiriram as dimensões de um problema social. Face às exigências de melhores condições de trabalho e maior proteção ao trabalhador, são dados os primeiros passos em direção à proteção da saúde e vida dos operários.
Na época atual,o trabalho humano vem se desenvolvendo sob condições em que os riscos são em quantidade e qualidade mais numerosos e mais graves do que aqueles que há muito tempo atrás eram ameaça ao homem na busca diária de prover a própria subsistência.
Conforme afirmam Ansell e Wharton o risco é uma característica inevitável da existência humana. Nem o homem nem as organizações e sociedade às quais pertencempodem sobreviver por um longo período sem a existência de tarefas perigosas. Sendo assim, torna-se imperativo para o desenvolvimento e crescimento social e econômico de uma nação, que tanto os órgãos governamentais quanto a iniciativa privada vejam no homem a sua riqueza maior e compreendam que investir em segurança é um ótimo negócio.

Estudos Realizados
Graças aos estudos de diversosautores, abordados a seguir, que a engenharia de segurança passou a ter um outro enfoque, dando surgimento as doutrinas preventivas de segurança. Segundo esta nova visão, a atividade de segurança só é eficaz quando essencialmente dirigida para o conhecimento no foco, nas causas dos acidentes, envolvendo para isso toda a estrutura organizacional, desde os níveis mais altos de chefia e supervisão até osmais baixos.
Com esses estudos, buscando uma melhor compreensão dos problemas relativos à segurança, propondo metodologias para mudança no estilo de abordagem e trabalhando na obtenção de melhores resultados, que o termo acidente passa a ter outra conotação, que de causas fortuitas, desconhecidas e incontroláveis passou a ser visto como sendo acontecido por causas indesejáveis que podem serconhecidas previamente e, portanto, controladas.
O acidente passa a ser visto como todas aquelas situações que, de forma direta ou indireta, podem comprometer o bom andamento do processo produtivo, ou seja, perda de tempo, quebra de equipamento ou qualquer outro incidente envolvendo ou não o homem, provocando ou não lesão, mas que tenha provocado desperdício, tanto em nível monetário quanto pessoal....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança higiene e segurança do trabalho
  • SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Segurança do trabalho
  • seguranca do trabalho
  • segurança trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!