Segurança do trabalho

Páginas: 8 (1909 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
Ginastica laboral
Realizada no local de trabalho, a ginástica laboral é uma prática dirigida e assistida de exercícios físicos diários de curta duração e dinâmicas de integração a partir do estudo de ergonomia em seu ambiente profissional. O objetivo principal é alcançar o equilíbrio entre corpo e mente, relaxando a parte física e renovando o espírito e vontade de cada pessoa.
Antes do iníciodo programa de ginástica laboral, os profissionais da Equilíbrio Total vão até sua empresa e realizam uma análise das necessidades de seus funcionários e possibilidades que o local oferece. Assim é possível traçar um planejamento de acordo com o perfil dos colaboradores.
Com a ginástica laboral você estará garantindo benefícios tanto para seus colaboradores, como para sua própria empresa! Confiraabaixo também algumas definições de atividades físicas que são aplicadas.
Benefícios para os colaboradores
* Aumento do ânimo, disposição e concentração para executar suas atividades diárias;
* Correção de vícios posturais;
* Estimulo a boas práticas de saúde e a uma vida mais ativa;
* Maior integração no ambiente de trabalho;
* Melhora a flexibilidade e mobilidade articular.Benefícios para a empresa
* Diminui os índices de acidentes de trabalho e absenteísmo;
* Estimula o trabalho em equipe;
* Melhora na produtividade;
* Preveni a fadiga muscular e lesões ocupacionais.
A Ginástica Laboral vem conquistando cada vez mais adeptos. Esse sucesso pode ser medido através de uma pesquisa que a Equilíbrio Total realizou junto a um cliente do segmentobancário em março de 2010. Confira abaixo algumas conclusões:
* 85% disseram se sentir mais dispostos após a ginástica laboral;
* 75% disseram melhorar a integração da equipe de trabalho;
* 89% disseram melhorar as dores nas costas, cabeça e nos ombros.

Atividade Física e Qualidade de Vida
* É natural, ao homem, movimentar-se. Para realizar nossas tarefas do dia-a-dia, andamos,subimos escadas, movemos os braços, agachamos, sentamos... A atividade física é o corpo em movimento, em ação. São os músculos esqueléticos do corpo gastando energia, contraindo-se e relaxando, numa seqüência coordenada entre a ação do tecido muscular, tendões e ossos.
* É essencial que se discuta o assunto, pois entender a atividade física significa entender o homem como um ser dependente de suaatividade física. Sim, dependemos dela e muitas vezes não sabemos avaliar quão benéfica ela pode ser.
* Chamamos de atividade física toda ação humana que envolva movimentação e acelere os batimentos cardíacos acima da freqüência de repouso. Portanto, ao praticar muitas das suas atividades cotidianas como ir a pé ate a padaria, subir escadas, fazer faxina, dançar, jogar uma pelada etc., você estapraticando atividade física.
* Por exemplo, se uma pessoa de 70 kg subisse uma escada em velocidade média por 1 hora, gastaria em média 1000 kcal/hora.
* Recomenda-se reduzir o número de horas das atividades intelectuais realizadas em computadores e de leituras extensas, dedicar ao menos dois dias por semana para atividades realizadas com o corpo em movimento, realizar uma atividadefísica estruturada pelo menos três vezes por semana e introduzir na rotina diária hábitos saudáveis de locomoção

Dicas
Flexibilidade e alongamento é a mesma coisa?
Flexibilidade é a capacidade que as articulações detêm de terem uma amplitude de movimento para as quais foram projetadas (todas as articulações têm um limite de amplitude). A flexibilidade é um dos mais importantes componentes daaptidão física relacionado à saúde. Esta qualidade física pode ter implicações na reabilitação terapêutica de casos diversos como lombalgias, tensões neuromusculares, bem como a manutenção de níveis de condicionamento necessários à vida cotidiana.
Indivíduos que exibem melhores níveis de flexibilidade são menos suscetíveis a lesões quando submetidos a esforços intensos e geralmente apresentam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança higiene e segurança do trabalho
  • SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Segurança do trabalho
  • seguranca do trabalho
  • segurança trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!