Segurança do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estabelecer e aplicar procedimentos para a implantação, implementação de Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC’s e Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, incluindo, quando necessário, treinamento para uso adequado, inspeção, higienização e descarte..
Definição:
EPI – Equipamento de Proteção Individual.
EPC – Equipamento de Proteção Coletiva.
Desafio para seu projeto:
Observando oprocesso e o ambiente de trabalho da empresa, quais EPC’s e EPI’s podem ser previamente selecionados para a utilização?
Há necessidade de implantação de outros?
Recomendações para EPC’s e EPI’s: tipos, características, testes de campo, processos de homologação, ficha de controle de fornecimento, características técnicas, de acordo com a NR 6 e demais normas correlatas.
Finalidades dos EPI’s eEPC’s, assim como condições, uso apropriado e critérios de escolha.

O QUE SÃO REJEITOS RADIOATIVOS?
Rejeito radioativo é qualquer material resultante de atividades humanas relacionadas à radionuclídeos (materiais radioativos) em quantidades superiores aos limites estabelecidos por normas da CNEN, de acordo com parâmetros internacionais, e para o qual a reutilização é imprópria ou não prevista.Comumente emprega-se a expressão lixo atômico como referência ao rejeito radioativo. A CNEN mantém, armazenadas em seus institutos, fontes radioativas em desuso, recebidas de clínicas médicas, hospitais, indústrias e centros de pesquisa. O transporte, o tratamento e o armazenamento desses materiais são realizados em consonância com os padrões internacionais de segurança recomendados pela AgênciaInternacional de Energia Atômica (AIEA). Os rejeitos radioativos são classificados em dois grupos principais: os rejeitos institucionais e os rejeitos do ciclo do combustível.
Rejeitos institucionais
Originam-se nas instituições radioativas, ou seja, laboratórios de análises clínicas, hospitais, indústrias e universidades. Os materiais mais comuns que constituem essas categorias são:
← Rejeitossólidos
← Compostos de luvas
← Papéis
← Algodão
← Vidros
← E mais uma série de materiais comuns usados em laboratório.

Rejeitos do ciclo do combustível
Quase todas as substâncias radioativas utilizadas nestas instalações são produzidas artificialmente, a partir de substâncias não radioativas, em aceleradores de partículas ou, principalmente, em reatores nucleares, osquais, para funcionarem, necessitam de combustível nuclear: o urânio.
Para poder ser utilizado nos reatores, o urânio é extraído de minérios, concentrado, purificado e processado.
As instalações onde são realizados estes processos são chamadas de “Instalações nucleares” e é nelas que são gerados os “Rejeitos do ciclo do combustível”.
Rejeitos Oriundos
Existe ainda um terceiro grupo, constituídode rejeitos oriundos de instalações que trabalham com radioativos, que são desmontadas ao final de sua vida útil. A maior parte vem da desmontagem dos reatores nucleares a exposição à radiação gerada pela fissão nuclear pode trazer sérios danos à saúde. Talvez só quem já tenha sido vítima deste acidente saiba sobre os graves efeitos da radiação no corpo humano. Um assunto de tal importância precisaser mais difundido, portanto, acompanhe a seguir os efeitos de tal radiação.

← A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células.

← O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol. Portanto,um contato com partículas radioativas pode deixar a pele do indivíduo totalmente danificada, uma vez que as células não resistem ao calor emitido pela reação.

← A ionização e fragmentação celular implicam em problemas de mutação genética durante a gestação de fetos, que nascem prematuramente ou, quando dentro do período de nove meses, nascem com graves problemas de má formação....
tracking img