Segurança do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LISTA DE ABREVIATURAS OU SÍMBOLOS

1. CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
2. MTE – Ministério do Trabalho e Emprego
3. NR – Normas Regulamentadoras
4. OIT – Organização Internacional do Trabalho

Índice
resumo
Tema: Fundamentos ergonômicos na indústria da construção civil da área metropolitana de Belém.Introdução
Para falarmos de “Ergonomia” realisaremos um breve historico para entedemos seu significado e origem, bem como seus fundamentos. O termo ergonomia vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-seà tarefa”. Também é chamada de Engenharia dos Factores Humanos.
A ergonomia foi criada com a necessidade que o homem tinha para trabalhar de forma mais adequada e com o mínimo de danos a sua integridade física. O termo ergonomia foi utilizado pela primeira vez, em 1857, pelo polonês W. JASTRZEBOWSKI, que publicou um "ensaio de ergonomia ou ciência do trabalho baseada nas leis objetivas da ciênciada natureza". Em 1949, um engenheiro inglês chamado MURREL, criou na Inglaterra, na Universidade de Oxford, a primeira sociedade nacional de ergonomia, a Ergonomics Research Society. Em 1959, foi organizada a Associação Internacional de Ergonomia, em Estocolmo. Em 1959, a recomendação n0 112, da OIT - Organização Internacional do Trabalho dedica-se aos serviços de saúde ocupacional, definidos comoserviços médicos instalados em um local de trabalho ou suas proximidades. No Brasil, o Ministério do Trabalho e Previdência Social instituiu a Portaria n. 3.751 em 23/11/90 que baixou a Norma Regulamentadora – NR 17, que trata especificamente da ergonomia. "Esta norma visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dostrabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente". A ergonomia pode ser aplicada em vários setores de atividade (Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.). Em todos eles é possível existirem intervenções ergonómicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho.A Ergonomia atua em todas as frentes de qualquer situação de trabalho ou lazer, desde os stresses físicos nas articulações, músculos, nervos, tendões, ossos, etc., até aos factores ambientais que possam afectar a audição, visão, conforto e principalmente a saúde das pessoas envolvidas na atividade. Com o surgimento da NR 17 diversos setores da sociedade brasileira aderiram com empenho, dedicação eresponsabilidade, porem, algumas empresas ainda não se adequaram a esta realidade. Contudo essas empresas são alvos do nosso objeto de estudo.
Contudo, com o crescente aumento na área da indústria da construção civil, em consequência da grande procura por moradia com mais segurança e comodidade, os trabalhadores das construtoras são praticamente forçados a trabalhar em ritmo acelerado paraconseguir entregar no prazo as muitas obras espalhadas na área metropolitana de Belém, mas com tanta correria e ritmo intenso de labuta, muitos trabalhadores adquirem problemas na sua integridade física ocasionados por horas de trabalho prolongadas e ritmo acelerado das entregas das obras, bem como incentivo a maior produtividade por meio de diferenciação salarial e prêmios induzindo as pessoas aultrapassarem os seus limites, muitas das vezes esses trabalhadores visualizam apenas os ganhos econômicos e não se importam com a sua própria integridade física.
A ergonomia é um fator primordial na vida de qualquer trabalhador, especificamente falando dos trabalhadores da indústria da construção civil, Podemos observar que uma grande massa desses trabalhadores realizam suas atividades muitas...
tracking img