Segurança do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BERNADINO RAMAZZINI

RESUMO
A propósito das comemorações dos 300 anos da primeira edição deu clássico livro De Morbis Artificum Diatriba ("As Doenças dos Trabalhadores"), publicada em Módena, Itália, em 1700, é feito um resumo biográfico da vida de Bernardino Ramazzini (1633-1714), o "Pai da Medicina do Trabalho".
Após a síntese biográfica, são mencionadas as principais contribuições deRamazzini, para o desenvolvimento da Medicina e da Saúde Pública a serviço da saúde dos trabalhadores, concluindo-se pela extrema atualidade de suas contribuições. Esta análise inclui: a preocupação e o compromisso com uma classe de pessoas habitualmente esquecida e menosprezada pela Medicina; a visão de Ramazzini sobre a determinação social da doença; as contribuições metodológicas de como abordaras questões de saúde-doença dos trabalhadores (estudo da bibliografia disponível; anamnese ocupacional; construção de perfís epidemiológicos de doença, incapacidade e morte dos trabalhadores, segundo "profissão" ou "ocupação"); a sistematização do estudo das doenças relacionadas com o trabalho; as inter-relações entre as questões do trabalho e do meio-ambiente; e, a ênfase da prevenção primária,entre outras valiosas contribuições.
Conclui-se estimulando a leitura e o estudo do livro de Ramazzini: sua leitura é a melhor forma de conhecê-lo, e a adoção de seus múltiplos ensinamentos é a melhor forma de homenageá-lo e de cultivar sua memória.

PALAVRAS-CHAVES:
Medicina do Trabalho, História, Ramazzini, História da Medicina do Trabalho

A ATUALIDADE DE RAMAZZINI, 300 ANOS DEPOISUm Pouco Sobre Sua Vida

No ano em que se comemoram os 300 anos do lançamento da primeira edição da obra-prima de Bernardino Ramazzini (1633-1714), intitulada De Morbis Artificum Diatriba, ao português elegantemente traduzida pelo Dr. Raimundo Estrela, sob o título As Doenças dos Trabalhadores, torna-se extremamente oportuno investigar, analisar e divulgar, um pouco mais, algumas facetasda vida e obra deste Mestre da Medicina, muito mais como um exercício de inspiração, do que de erudição ou História.

Na verdade, o estudo da vida e obra de Ramazzini não é inédito, posto que centenas de estudiosos e pesquisadores da História da Medicina, no mundo inteiro e no Brasil, têm se dedicado a este fascinante exercício, havendo muitos deles publicado seus achados e reflexões, emrevistas especializadas e na forma de livros sobre História da Medicina, História da Medicina Social, História da Saúde Pública, ou História da Medicina do Trabalho. Entre os historiadores da Medicina Social e Saúde Pública, Henry Sigerist (1891-1957) e George Rosen (1910-1977) destacaram-se por suas contribuições de abrangência universal, onde a obra de Ramazzini é tratada de forma muito especial.Entre nós, parece ter sido o Dr. Francisco Carneiro Nobre de Lacerda Filho um dos primeiros a estudar, publicar e divulgar a vida e obra de Ramazzini, já nos idos de 1940, e depois em 1956, em seu livro Homens, Saúde e Trabalho. É de 1956, também, a contribuição do Dr. Bernardo Bedrikow, quando publicou texto sobre Ramazzini - O Pai da Medicina do Trabalho, que por seu conteúdo e belezapermanece mais atual que nunca. Mais tarde, o Dr. Raimundo Estrela, ao apresentar a tradução da obra-prima de Ramazzini, ao português, sobre sua vida e obra se pronunciou, com a erudição e o estilo, próprios de um fino escritor como é. Outrossim, é quase certo que outros colegas também o tenham feito, em diferentes momentos e lugares, o que reforça nossa tese sobre a inesgotabilidade desta fonte deinspiração para a nossa vida e profissão.

Pois bem, o nosso biografado ilustre nasceu, na Itália, em Carpi, na Emilia-Romagna, a 18 quilômetros de Módena, no dia 4 de outubro de 1633. Desenvolveu sua formação escolar básica em escola jesuítica da mesma cidade, indo aos 19 anos para a Universidade de Parma, a fim de completar sua formação em Filosofia. Cursou posteriormente Medicina na mesma...
tracking img