Segurança do trabalho

Páginas: 7 (1732 palavras) Publicado: 19 de abril de 2011
Utopia é o conceito de algo ideal, perfeito, fantástico, imaculado, ideia que se torna imaginária segundo os padrões da atual sociedade. Pode-se referir aos ideais do presente como também do futuro, é uma palavra oriunda do grego que significa ’’lugar que não existe’’ .Esse termo teve origem por volta de 1.516,utilizado por Thomas More no título de uma de suas obras escritas em latim. Paraalguns historiadores More ficou fascinado pelas narrações de Américo Vespúcio sobre a recém-avistada ilha de Fernando de Noronha, em 1503. A partir das narrações extraordinárias que ouvira, More passou a escrever sobre um lugar novo e imaculado onde existiria uma sociedade perfeita.
O "utopismo" consiste na idéia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo decoisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. O utopismo é um modo absurdamente otimista de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem.
A Utopia pode ser dividida em cinco:
* Utopia ModernaUtopia Política Utopia Economica Utopia ReligiosaUtopia Ecologista
Utopia Moderna
Muitos autores como Arnhelm Neusüss tem defendido que as utopias modernas são essencialmente diferentes das suas predecessoras. Outros, dizem que em rigor as utopias só se dão na modernidade e chamam cronotopias ou protoutopias as utopias anteriores a obra de More. Desde esta perspectiva, as utopias modernas estão orientadas para ofuturo. Assim as utopias expressam uma rebelião frente ao dado na realidade e propõem uma transformação radical, que em muitos casos passa por processos revolucionários. O sociólogo Karl Mannheim considera utopia como um plano de mudança social. Critica a definição de "sonho irrealizável", pois só podemos saber se um sonho é ou não é irrealizável depois dele ter sido posto à prova.
Utopia PolíticaUtopia política é uma expressão que serve para caracterizar um ideal ou uma concepção de organização social que é considerada qualitativamente "melhor" se comparada à sociedade do presente. Utopia política é aquela em que o governo estabelece uma sociedade em busca da perfeição. Muitos governos tendem a ser severos na execução de suas leis e permitem um pouco de individualismo. A partir dessespressupostos, podemos deduzir que uma utopia política se constitui na forma de um conjunto de valores e princípios que, necessariamente, está em oposição, em desacordo com os valores dominantes da sociedade do presente, em que ela própria surgiu.
Utopia Econômica
A maioria das ideias utópicas economicas surgiu no século XIX com a divisão social surgida com o capitalismo. As utopias socialistas ecomunistas se centraram na distribuição equitativa dos bens, com frequência abolindo completamente a existência do dinheiro e cidadãos fazendo trabalhos que realmente gostam e com tempo livre para desfrutar as artes e as ciências. As utopias capitalistas se centram na livre empresa, em uma sociedade onde todos os habitantes tenham acesso à atividade produtiva, e uns quantos ao governo.
UtopiaReligiosa
A visão que têm tanto o Islão como o cristianismo a respeito do paraíso é de uma utopia, em especial nas manifestações populares: encantadoras especulações de uma vida livre de pobreza, pecado ou de qualquer outro sofrimento. Para estas religiões A Vida após a morte é perfeita, aonde ressaltão que é o Paraíso.
Utopia Ecologista
Baseia-se no livro Ecotopia, os estados se reunem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança higiene e segurança do trabalho
  • SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Segurança do trabalho
  • seguranca do trabalho
  • segurança trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!