Segurança do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 )Combustíveis e amônia.

2 )Algumas são de transito,como o combustível que é transportado pra fora do nosso município.

A amônia já é transportada para o nosso município onde se é muito usada nas fabricas de fertilizantes.

3 ) Acredito que todas as transportadoras tenha noção,pois é cobrado uma documentação para poder ser feito o transporte,e esse transporte somente é liberado se atendertodas as normas de seguranças.

O transporte é feito com seguranças, mas é bom ressaltar que as estradas não estão em boas condições e contamos muito com isso para não ocorrer um acidente.

Todo o motorista tem que ter seu treinamento em dia e junto portar o seu kit de primeiro socorro. Sabemos como técnicos de segurança que muitas vezes na hora que ocorre o acidente muitos não sabem o quefazer, por mais que sejam treinados, é sempre bom relembra o motorista da sua responsabilidade.

A empresa de destino final passa a documentação em dia, com os treinamentos e com o controle da carga, pois se não obter esse tipo de documentação a carga não pode ser transportada.

Toda a norma de segurança tem que ser cumprida nessa área de transporte de cargas perigosa para não haver nenhum tipode acidente que possa se tornar fatal.

Ao seguirmos esse passos,nós técnicos de segurança estamos cumprindo como o nosso dever.Tendo também um bom dialogo com o motorista podemos chegar a conclusão do tipo de orientação e treinamento que a empresa repassa par ele.

DOCUMENTAÇÃO OBRIGATORIA:

• Documento Fiscal: deve apresentar o número da ONU, nome do produto, classe de risco e declaraçãode responsabilidade do expedidor de produtos perigosos.

• Ficha de Emergência: deve conter informações sobre a classi. Cação do produto perigoso, risco que apresenta e procedimentos em caso de emergência, primeiros socorros e informações ao médico.

• Envelope para Transporte: apresenta os procedimentos genéricos para o atendimento emergencial, telefones úteis e identificação das empresastransportadoras e expedidoras dos produtos perigosos.

• Certificado de Capacitação para o Transporte de Produtos Perigosos à Granel: documento expedido pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia e Normalização e Qualidade Industrial) empresa por ele credenciada, que comprova a aprovação do veículo (caminhão, caminhão trator e chassis porta contêiner) ou equipamento (tanque, vaso para gases,etc.) para o transporte de produtos perigosos a granel (sem embalagem). Para o transporte de carga fracionada (embalada) este documento não é obrigatório. Também não é exigido para o contêiner-tanque.

• Certificado de Conclusão do Curso de Movimentação de Produtos Perigosos
- MOPP: somente é obrigatório o porte deste documento, quando o campo de observações da Carteira Nacional de Habilitaçãonão apresentar a informação “Transportador de Carga Perigosa”. Esta informação deve ser inserida no ato da renovação do exame de saúde do condutor.

• Guia de Tráfego: obrigatório para o transporte de Produtos Controlados pelo Exército (explosivo, entre outros).

• Declaração do Expedidor de Material Radioativo e Ficha de Monitoração da Carga e do Veículo Rodoviário: obrigatório para os produtosclassificados como radioativos, expedido pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear).

• Outros: existem outros documentos previstos por outras legislações, conforme o produto transportado, ou município por onde o veículo transitar. Há também documentos previstos pela Polícia Federal, Órgãos de Meio Ambiente, para o transporte de resíduos.

Cuidados:
Em caso de acidentes que envolvamveículos transportadores de cargas perigosas, vejam algumas recomendações que devem ser seguidas:
- Se ocorrer vazamento, primeiro coloque o EPI- Equipamento de Proteção Individual -, afaste o veículo da rodovia, sinalize o perigo para os outros motoristas e isole área, pois ela poderá ser afetada pelos vapores do produto (se houver).
- Afaste os curiosos e tente neutralizar o produto e/ou...
tracking img