Segurança do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspecto econômico do acidente de trabalho

Um dos fatores altamente negativos, resultantes dos acidentes do trabalho, é o prejuízo econômico, cujas conseqüências atingem o trabalhador, a empresa, a sociedade e, numa concepção mais ampla a própria nação.
POR QUÊ?Apesar de toda a assistência e das indenizações recebidas por ele ou seus familiares através da Previdência Social, no caso deacidentar-se, os prejuízos econômicos fazem-se sentir na medida em que a indenização não lhe garante necessariamente o mesmo padrão de vida mantido até então. E, dependendo do tipo de lesão sofrida, tais benefícios, por melhores que sejam,não repararão uma invalidez ou a perda de uma vida.
E PARA EMPRESA?Os prejuízos econômicos derivados dos acidente variam em função da importância que ela dedica àprevenção de acidentes.A perda ainda que de alguns minutos de atividade no trabalho traz prejuízo econômico, o mesmo acontecendo com a danificação de máquinas, equipamentos, perda de materiais etc. Outro tipo de prejuízo econômico refere-se ao acidenteque atinge o trabalhador variando as proporções quanto ao tempo de afastamento do mesmo, devido a gravidade da lesão.As conseqüências podem ser, dentreoutras: a paralisação do trabalho por tempo indeterminado, devido a impossibilidade de substituição do acidentado por um trabalhador treinado para aquele tipo de trabalho e, ainda, a influência psicológica negativa que atinge os demais trabalhadores e que interfere no ritmo normal do trabalho , levando sempre a uma grande quedada produção.FINALIZANDO Imagine o custo para o País e pensar quepoderia ser utilizado para habitação, saúde, educação e segurança. Queiramos ou não, somos diretamente responsáveis por esse ônus, quando somos envolvidos em algum tipo de acidente e indiretamente quando poderíamos ter feito algo pela prevenção de acidente e não o fizemos.

O ACIDENTE DO TRABALHO E A PREVIDÊNCIA SOCIAL”
Bruno Florentino de Matos
Resumo
O presente artigo científico tem por objetivoapresentar primeiramente, conceitos básicos e primários, para o entendimento do tema, partindo dos princípios constitucionais ligados a seguridade social, que se divide em: saúde, assistência social e a previdência social, até se chegar ao foco do trabalho que é o “Acidente do Trabalho e a Previdência Social”, suas características, parte histórica, particularidades e outros pontos importantes dapesquisa, finalizando com a explicação de como esse infortunístico laboral, causa efeitos previdenciários ao trabalhador acidentado ou a seus dependentes se for o caso de morte do segurado. Palavras-chave: Direito previdenciário. Acidente do trabalho. Benefícios. Saúde do trabalhador. Requisitos necessários.Abstract This paper aims to present first, primary and basic concepts for the understandingof the subject, starting with the constitutional principles relating to social security, which is divided into: health, social assistance and welfare, until they reach the focus of work which is the "accident of Labor and Social Welfare", its characteristics, the historical part, features and other important points of the research, ending with an explanation of how this work infortunístico, causeeffects to the employee pension rough or your dependents if applicable the death of the insured. Keywords: pension law. The work accident. Benefits. Occupational health. Requirements.)
1) Introdução
O presente Artigo tem como finalidade, demonstrar como a legislação brasileira, trata os problemas relacionados ao acidente do trabalho e a doença profissional ou do trabalho, partindoprimeiramente da parte principiológica da previdência social, trazendo uma base explicativa, permitindo uma visão inteligível do que é seguridade social e os princípios constitucionais que regem no direito previdenciário.Após a parte introdutória e explicativa da pesquisa, ocorre o aprofundamento no tema “O Acidente do Trabalho e a Previdência Social”, iniciando-se da parte conceitual, até ao estudo da...
tracking img