Segurança do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NOÇÕES SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO
-

Segurança do Trabalho
A Segurança do Trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas que são adotadas objetivando a prevenção, antecipação ou minimização dos riscos de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. Ela visa a proteção da integridade e da capacidade de trabalho do colaborador.

As Normas Regulamentadoras – NR’s
A Lei N° 6.514, de22 de Dezembro de 1977, .: observou as Normas Regulamentadoras (NR’s), aprovadas pela Portaria 3.214, de 08 de Junho de 1978. No início eram 28 NR’s. Hoje: São 34 NR’s para empresas urbanas; São 05 para o trabalho rural (NRR’s); Estabelecem as regras de segurança e medicina para todas as empresas.

Algumas siglas muito utilizadas na área da Segurança e Medicina do Trabalho SEESMT -______________________________ PPRA - _________________________________ LTCAT - ________________________________ PCMSO - _______________________________ EPI - ___________________________________ CIPA - _________________________________ PPP - __________________________________ CAT - __________________________________ PPCI - _________________________________

SEESMT – NR-4
O Serviço Especializado deEngenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho, no Brasil, foi criado em 1972, com os objetivos de:
Promover a saúde; Proteger a integridade física do trabalhador no local de trabalho.

O dimensionamento do SEESMT vincula-se à graduação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes nos Quadros I e II desta Norma Regulamentadora.
Observadas asexceções previstas nesta NR.

1

Dimensionamento do SEESMT
Ex: Empresa do ramo Metalúrgico, portador do CNAE: 2422-9/01 (Produção de Laminados Planos de Aço ou Carbono, Revestidos ou Não), grau de Risco 4, com 550 empregados. Necessita montar um SEESMT com: 04 Técnicos em Segurança do Trabalho; 01 Auxiliar de Enfermagem do Trabalho; 01 Engenheiro de Segurança do Trabalho; 01 Médico do Trabalho.Competências básicas requeridas dos profissionais da Segurança do Trabalho
Capacidade de antecipar, identificar e avaliar condições de trabalho e práticas perigosas; Capacidade de desenvolver medidas e programas de controle de condições e práticas perigosas; Capacidade de planejar, administrar, convencer e promover medidas e programas de controle de condições e práticas perigosas; Capacidade demedir, auditar e avaliar a eficácia das medidas e programas de controle de condições e práticas perigosas.

Funções essenciais no gerenciamento do SEESMT
Função Administrativa:
Administrando Recursos Humanos Administrando Recursos Materiais Administrando Recursos Financeiros

PPRA – NR-9
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
PPRA

Função Assistencial Função de Ensino Função de PesquisaFunção de Assessoria Função de Auditoria

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA
A NR 9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do PPRA que visa a preservação de saúde e de integridade física dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambientede trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA
ETAPAS DA MONTAGEM: O PPRA deverá incluir: a) A antecipação e reconhecimento dos riscos; b) Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle; c) Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores; d) Implantação de medidas de controle eavaliação de sua eficácia; e) Monitoramento da exposição aos riscos; f) Registro e divulgação dos dados.

2

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA
Através do PPRA pode ser conseguida a diminuição de perdas decorrentes de: - afastamento por acidentes do trabalho; - afastamento por doenças ocupacionais; - estabilidade funcional; - atuação de sindicatos e fiscais da DRT; - processos...
tracking img