Segurança do trabalho e recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO

Será abordada neste trabalho de produção textual a importância do profissional de segurança do trabalho em uma empresa e como é importante atuação do mesmo junto a colabora do gestor de RH.Os principais métodos aplicados para prevenção de acidente numa empresa. Pode-se afirmar que a segurança no trabalho está relacionada com a prevenção de acidentes e com a administração deriscos ocupacionais. Sua finalidade é profilática no sentido de antecipar-se para que os riscos de acidentes sejam minimizados. Daí a grande importância da educação e do treinamento para desenvolver nas pessoas atitudes e hábitos nas conhecidas e frequentes Instruções de Segurança.
O gestor de RH tem como papel principal promover o bem estar de cada um dentro da organização quebrando osparadigmas existentes que atrapalham no desenvolvimento e satisfação dos colaboradores, as suas contribuições de pesquisas são de extrema importância no desenvolvimento das organizações, pois contribuem para a capacitação e aproveitamento de pessoas, com isso a organização tende a ganhar e obter lucros, pois nos dias de hoje o que está contando é o capital humano.
Na case referida nota-se que variasfalhas foram cometidas desde a falta de inspeção, manutenções de equipamentos, treinamentos e qualificações de funcionários para que pudesse exercer a função de forma segura e adequada até uma simples disponibilização de EPIS.
2 – MEDIDAS PREVENTIVAS DE ACIDENTES

A segurança do trabalho é um conjuntpo de medidas técnicas educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quereliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas sobre a implantação de práticas preventivas.
É uma responsabilidade não somente do setor de recursos humanos, mas também deve ser uma iniciativa dos diversos líderes da empresa, principalmente nos seus próprios setores o incentivo a utilização adequada das EPIS e EPC, reciclagem dos profissionasi que atuam naareas de risco da empresa.
Através de campanhas e palestras junto aos funcionários é possível evitar acidentes e corrigir futuros problemas que designar estes.

2.1 - MEDIDAS PREVENTIVAS:

Educação: criar uma consciência de segurança através de sinalização com slogans em locais de passagem, artigos sobre segurança na correspondência ou a comunicação de dias sem acidentes.

Treinamento emhabilidades: incorporar as medidas de prevenção em processos de aprendizagem. Funcionários e gerentes devem ser treinados. Os gerentes devem ser multiplicadores do processo.

Engenharia: prevenir acidentes através do desenho de equipamentos ou de tarefas, incluindo os fatores que promovem fadiga, sono ou monotonia.

Mapeamento de riscos: localização de áreas de riscos, providências paraeliminação de riscos de acidentes, inspeções periódicas, relatórios frequentes e atenção da alta administração são imprescindíveis.

Proteção: proporcionar equipamentos com proteção. Isto inclui todos os equipamentos de proteção individual como sapatos ou botas de segurança, luvas, capacetes, óculos, máscaras, aventais, protetores de ouvido etc. Também inclui a proteção externa e a manutençãopreventiva do equipamento.

Regras de reforço: os melhores regulamentos e regras são eficientes na redução de acidentes se não forem continuamente reforçados e aplicados. Devem proporcionar algum tipo de retroação.
3 – ANALISE DA CASE

Pode-se mensurar na case analisada que o acidente ocorreu devido a forma inadequada de monitoramento da atividade, falta de manutenção preventiva dos tirantes de açocarbono do cone existente no tanque de efluentes. Constatou-se que os risco da operação não foram analisados e planejados devidamente e o trabalhadores não haviam recebido treinamento devido para estarem exercendo a devida função e nem foram fornecidos os EPIs necessários, além disso a PET (Permissão de Entrada e Trabalho) não foi emitida. As medidas preventivas nessa case tornam-se idênticas as...
tracking img