Segurança do trabalho e ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DOS GUARARAPES - FG
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
TURMA 7NA

SEGURANÇA DO TRABALHO

E ERGONOMIA

GEANE MARIA DA SILVA

JABOATÃO OS GUARARAPES / 2011.1

GEANE MARIA DA SILVA

SEGURANÇA DO TRABALHO

E ERGONOMIA

Projeto apresentado à Faculdade dos Guararapes – FG, como parte dos requisitos para a obtenção nota na disciplina deDesenvolvimento de Novos Negócios III da Pesquisa Acadêmica, sob a orientação do professor Roni Cesário.

JABOATÃO DOS GUARARAPES / 2011.1

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1.1 Histórico da Segurança do Trabalho 3
1.2 A importância da Segurança do Trabalho 3
1.3 O que vem a ser um acidente de Trabalho 3
2 Histórico da Ergonomia 4
2.1 A importância da Ergonomia 4
2.2 As vantagens da Ergonomia 4
2.3Os diferentes tipos de Ergonomia 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho relata um pouco do surgimento da segurança do trabalho e da ergonomia, destacando sua importância, vantagens, existente dentro das organizações, tendo.

Palavras-Chaves: Segurança no Trabalho, Ergonomia, Saúde

1. Histórico da Segurança do Trabalho

A informação mais antigasobre a preocupação com a segurança do trabalho está registrada num documento egípcio. O papiro Anastacius V fala da preservação da saúde e da vida do trabalhador e descreve as condições de trabalho de um pedreiro. Também no Egito, no ano 2360 a.C., uma insurreição geral dos trabalhadores, deflagrada nas minas de cobre, evidenciou ao faraó a necessidade de melhorar as condições de vida dos escravos.O Império Romano aprofundou o estudo da proteção médico-legal dos trabalhadores e elaborou leis para sua garantia. Os pioneiros do estabelecimento de medidas de prevenção de acidentes foram Plínio e Rotário, que pela primeira vez recomendaram o uso de máscaras para evitar que os trabalhadores respirassem poeiras metálicas.
As primeiras ordenações aos fabricantes para a adoção de medidas dehigiene do trabalho datam da Idade Média. Os levantamentos das doenças profissionais, promovidos pelas associações de trabalhadores medievais, tiveram grande influência sobre a segurança do trabalho no Renascimento. Nesse período, destacaram-se Samuel Stockausen como pioneiro da inspeção médica no trabalho e Bernardino Ramazzini como sistematizador de todos os conhecimentos acumulados sobresegurança, que os transmitiu aos responsáveis pelo bem-estar social dos trabalhadores da época na obra intitulada De morbis artificum (1760; Sobre as doenças dos trabalhadores).
Em 1779, a Academia de Medicina da França já fazia constar em seus anais um trabalho sobre as causas e prevenção de acidentes. Em Milão, Pietro Verri fundou, no mesmo ano, a primeira sociedade filantrópica, visando aobem-estar do trabalhador. A revolução industrial criou a necessidade de preservar o potencial humano como forma de garantir a produção.
A sistematização dos procedimentos preventivos ocorreu primeiro nos Estados Unidos, no início do século XX. Na África, Ásia, Austrália e América Latina os comitês de segurança e higiene nasceram logo após a fundação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em1919.

2. A importância da Segurança do Trabalho

3. O que vem a ser um acidente de Trabalho

Acidente do trabalho ocorre quando as atividades exigem movimentos repetitivos, postura inadequada, digitação por longo tempo, entre outras, podendo assim levar a dores musculares. Esse tipo de atividades repetitivas, precisa de um tempo para que os músculos possam relaxar, isso servetambém em caso de postura inadequada. Se consegue trabalhar com segurança e conforto, mais para que isso aconteça é preciso que haja um exercício de alongamento e de relaxamento muscular, isso ajudará a diminuir o estress, o cansaço, ira corrigir a postura, reduzindo assim as chances de se ter lesões osteomusculares.
.

[pic]
[pic]

1. Histórico da Ergonomia

A ergonomia surgiu desde a...
tracking img