Segurança do trabalho no brasil

O presente Trabalho de segurança do trabalhador no Brasil mostra a importância da prevenção de acidente de trabalho para o crescimento organizacional, dando ênfase ao processo histórico daregulamentação da Medicina e Segurança do Trabalho e de órgãos como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. A Segurança do Trabalho passou por vários processos de transformação do mercado detrabalho, foi observado a necessidade da realização de um trabalho interdisciplinar por profissionais médicos, psicólogos, assistentes sociais e especialistas, tendo como objetivo a saúde, proteção equalidade de vida do trabalhador.

SEGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL
O surgimento da Revolução Industrial, trouxe muitas transformações para a sociedade, principalmente para aclasse trabalhadora, transformações que repercutiram de forma negativa sobre o bem-estar físico e psicológico do trabalhador, obrigando-o a executar longas jornadas de trabalho em ambientes semsegurança, fazendo com que fosse obrigado a manusear máquinas mais avançadas, que eles não estavam acostumados, provocando alguns graves acidentes de trabalho como: mutilação entre outros. E para mudar estasituação foram criadas mobilizações políticas, com o intuito de criar medidas legais que proporcionassem aos trabalhadores melhores condições de trabalho. Foi assim que em 1982 foi criada a primeiraLei de proteção ao trabalhador, Lei de Saúde e Moral de Aprendizes, que estabelecia a jornada de trabalho em doze horas diárias, proibia o trabalho noturno e estabelecia a obrigatoriedade nas medidas demelhoramento do ambiente de trabalho, sendo obrigatório um ambiente arejado, limpo e seguro aos funcionários. Foi a primeira conquista da classe trabalhadora no que diz respeito a higiene e segurançado trabalhador.
Em 1834 foi feita a primeira contratação e um Inspetor-Médico de fábricas, que foi logo depois adotada por outros países, passando a submeter os funcionários a exames médicos...
tracking img