Segurança da informação

Páginas: 21 (5178 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
UNIVERSIDADE IBIRAPUERA

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Segurança da Informação no Setor Cultural
Estudo de Caso do Instituto Itaú Cultural

São Paulo
2010

UNIVERSIDADE IBIRAPUERA

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Segurança da Informação no Setor Cultural
Estudo de Caso do Instituto Itaú Cultural

São Paulo
2010

Resumo
Este artigo aborda aSegurança da Informação no setor cultural, em especial a questão dos riscos tecnológicos, por meio de um estudo de caso elaborado a partir da experiência de uma entidade sem fins lucrativos, o Instituto Itaú Cultural. A política de segurança adotada pelo instituto foi herdada de seu mantenedor, o banco Itaú, um dos maiores bancos privados do Brasil. O estudo de caso é baseado em uma breve revisãobibliográfica que abrange o uso de tecnologia e segurança da informação nos setores financeiro, no qual se insere o banco Itaú, e cultural, onde atua o instituto.
Este trabalho mostra que mesmo uma organização que não visa o lucro deve buscar minimizar os riscos tecnológicos provenientes da utilização de tecnologia no desempenho de atividades meio ou atividades voltadas ao negócio da instituição,que no caso estudado são o fomento, articulação e produção de arte. Por outro lado, as medidas adotadas não devem interferir no cumprimento de sua missão. Por fim, são discutidos os impactos indesejáveis que podem ocorrer ao adotarmos uma política de segurança rígida em uma instituição onde a cultura organizacional exige flexibilidade e onde o objetivo final não é a obtenção do lucro.

Palavraschaves
Segurança da Informação, Tecnologia da Informação, Terceiro Setor

Introdução
A tecnologia da informação (TI) está cada vez mais presente no dia a dia de qualquer organização, seja para automatização de seus processos internos, ou para manter sites na Internet, entre outras possibilidades. Mas, na mesma proporção em que se desenvolve a dependência das empresas pelos recursos deTI, cresce também a preocupação com a segurança da informação, por conta da quantidade de vírus existentes, ataques de hackers, sites falsos, roubos de informação, etc. que acabam por impactar o bom funcionamento e a boa imagem da organização.
Há diversos motivos para investir em segurança. Segundo SÊMOLA (2003), a organização pode visar o fortalecimento e valorização da marca, redução decustos, ou ainda pode estar interessada na conformidade com leis e padrões, em certificações internacionais, em uma grande campanha de marketing ou na legítima vontade de estar preparada para suportar projetos futuros. Esses motivos variam em função do setor do negócio, cultura organizacional, disponibilidade de verbas e estratégias de cada empresa.
Dessa forma, a necessidade de protegerinformações de uma empresa sem fins lucrativos é diferente quando comparada à necessidade de uma organização que visa o lucro. Este artigo apresenta um estudo de caso que aborda a experiência do Instituto Itaú Cultural, entidade sem fins lucrativos atuante no setor da cultura, mantida pelo banco Itaú, um dos maiores bancos privados do Brasil. A discussão sobre a segurança da informação e riscostecnológicos no terceiro setor ainda é recente. A escolha deste instituto como protagonista do estudo de caso deve-se a sua política de segurança, herdada da entidade mantenedora. Para uma instituição financeira como o banco Itaú, normas rígidas de segurança são essenciais na manutenção de sua credibilidade no mercado.
O artigo inicia com uma breve análise sobre a utilidade da TI no setorfinanceiro e no cultural, sobre a aplicação de medidas de segurança da informação em ambos os setores, e é concluído com a apresentação dos impactos que uma política de segurança da informação voltada a uma instituição financeira pode trazer quando aplicada em uma instituição cultural, identificando a importância de se desenvolver regras e normas que garantam a segurança necessária, mas que ao mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança da informação
  • Segurança na Informação
  • Segurança na Informação
  • Segurança da informaçao
  • Segurança da informação
  • Segurança da informação
  • Segurança da informação
  • Segurança da Informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!