Segurança da informação em computação nas nuvens

Páginas: 6 (1283 palavras) Publicado: 8 de maio de 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM COMPUTAÇÃO NAS NUVENS

JOANDERSON OLIVEIRA LEDO

SALVADOR
2010
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................2
2. CONCEITO DE COMPUTAÇÃO NAS NUVENS.................................................2
3. EVOLUÇÃO DA UTILIZAÇÃODE COMPUTAÇÃO NAS NUVENS...............3
4. SEGURANÇA EM COMPUTAÇÃO NAS NUVENS............................................3
5. CONCLUSÃO..........................................................................................................4
6. REFERÊNCIAS........................................................................................................5

1. INTRODUÇÃOA disseminação do acesso à internet vem causando modificações na forma de utilização das tecnologias de hardware e software. Com a evolução dessas modificações, surgiu um novo paradigma chamado de Cloud Computing ou Computação nas Nuvens. Neste paradigma as pessoas poderão utilizar diversos equipamentos, inclusive portáteis para acessar seus arquivos e aplicativos disponíveis emservidores conectados a internet, inclusive acessos simultâneos a mesma informação. Mas para Carneiro e Ramos(2010) todos esses benefícios e facilidades de captar informações em diferentes locais, transformam a questão da segurança numa armadilha em potencial.
Por ser um problema em potencial este trabalho visa identificar o atual cenário da segurança da informação em computação nas nuvens, mostraras divergências de alguns autores em relação ao conceito e relatar quais os riscos e evoluções desse paradigma.

2. CONCEITO DE COMPUTAÇÃO NAS NUVENS

Existem várias opiniões diferentes sobre o conceito de computação nas nuvens, como por exemplo, as definições de Taurion(2009) que diz ser a convergência de várias tecnologias e conceitos já existentes, disponibilizada na internet e ade Sousa et al.(2009) que definem como uma tendência recente em que os serviços de Tecnologia da Informação (TI) são fornecidos na internet, sobre demanda e cobrados restritamente de acordo com o que é utilizado. Já para Chirigati(2009) é uma simples tendência de deslocar toda a infraestrutura computacional para a internet. Observe que todos os conceitos citados são válidos, pois descreve algumascaracterísticas do paradigma, mas por ser uma novidade e pessoas de áreas diferentes estarem envolvidas no processo, um consenso sobre o conceito talvez demore ou nunca aconteça.
Ainda que não haja esse consenso, a computação nas nuvens tem como objetivo acompanhar a evolução da sociedade, que cada vez mais necessita compartilhar conhecimentos e produzi-los de forma colaborativa, utilizandopara isso, complexas estruturas tecnológicas, chamadas de Data Centers, que possibilitam o dimensionamento dos recursos de acordo com as necessidades dos usuários.

3. EVOLUÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE COMPUTAÇÃO NAS NUVENS

A visão de colocar parques tecnológicos na nuvem, segundo Taurion(2009) já ocorria desde o fim da década de 90 quando a Google e Amazon criaram suas estruturas parasatisfazer seus próprios negócios. Com o tempo foram percebendo que isso poderia gerar novas fontes de negócios e começaram a ofertar serviços de computação nas nuvens. “Estima-se, por exemplo, que o Google tenha cerca de uma dúzia de data centers espalhados pelo mundo e sua estrutura chamada de GooglePlex compreenda cerca de 200 petabytes de disco e 500.000 servidores [...]” (TAURION, 2009, p.3) .Para Chirigati(2009) quem deu os primeiros passos nesse novo modelo foi a Salesforce.com que disponibilizava sistemas empresarias para serem acessados pela internet. O paradigma foi conquistando espaço e outras empresas foram aderindo-o, a exemplo da EMC, IBM, Microsoft, DELL e outras. Com intuito de explorar todos os recursos de seus data centers, foram ofertados serviço de utilização de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança em computação em nuvens
  • Segurança na Computação em Nuvem
  • Segurança na Computação na Nuvem
  • Gerenciamento da segurança da informação na nuvem
  • Computação em nuvens: o acesso a informação ao seu alcance
  • TERCEIRIZAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMPUTAÇÃO EM NUVEM
  • TERCEIRIZAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMPUTAÇÃO EM NUVEM
  • Pré-Projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!