Segurança contra incendios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E SUA IMPORTÂNCIA EM PATRIMÔNIOS HISTÓRICO-CULTURAIS

Yuri Lima Leite[1]
Edílson Machado de Assis[2]

RESUMO

O artigo discute as dificuldades e necessidades específicas que patrimônios histórico-culturais possuem em relação à segurança contra incêndios, levando em consideração os impactos sociais e econômicos causados por um eventual sinistro que podeproporcionar riscos a vidas humanas e danos irreparáveis a valiosos acervos. É feita uma análise do modo como os projetos devem ser elaborados, levando-se em consideração não apenas as normas regulamentadoras, mas também as condições específicas dos locais. São abordados também alguns aspectos de análise de projetos, fiscalização, legislação e combate em caso de ocorrências. E conclui-se que cada projetodeve ser analisado separadamente, devendo-se avaliar as normas regulamentadoras e as condições específicas de cada construção.

Palavras-Chave: Segurança; Incêndio; Patrimônios histórico-culturais.

INTRODUÇÃO

Quando se aborda o tema segurança contra incêndio, significa que devem ser envolvidos os elementos de prevenção e combate a incêndios. A ocorrência de um incêndio independe decondições políticas, geográficas ou econômicas e pode ter proporções devastadoras causando danos e perdas irrecuperáveis. Ao se pensar em ações a serem tomadas em caso de incêndios, nos preocupamos principalmente com as que visam a proteção da vida dos ocupantes do local. Apesar da proteção da vida dos ocupantes ser indispensável, é necessário proteger também alguns acervos, edifícios ouconstruções históricas, sendo algumas de valor inestimável para uma cidade, país ou até para a humanidade. Um incêndio que causa graves danos a acervos, edifícios ou construções históricas pode significar um impacto emocional e econômico muito grande para a comunidade.
Um incêndio destruindo, por exemplo, casarões no Pelourinho, a Igreja do Bonfim, o Farol da Barra, o Mercado Modelo, é algoque causaria grande impacto à sociedade. Nestes casos, mesmo que o acervo ou as obras de arte estejam protegidos por seguro, em determinadas situações nenhum valor em dinheiro poderá repor essas peças.
Temos exemplos de vários acontecimentos. Um deles foi o incêndio no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro em 1978, que destruiu 90% da coleção do museu, que tinha aproximadamente 1000 obras dearte. Em menos de uma hora, o incêndio causou à época uma perda estimada em 50 milhões de dólares. Não era utilizado no edifício o sistema de detecção e alarme. O edifício foi totalmente recuperado, mas seu acervo não. Inaugurado em 1958, o Museu de Arte Moderna tem localização privilegiada e muita história para contar. Com 130m de comprimento e 25m de largura, o prédio está instalado em meio ajardins no Aterro do Flamengo junto a Baía de Guanabara e bem próximo do centro da cidade.
Vítima de um grande incêndio no ano de 1978, o Museu de Arte Moderna (MAM) mobilizou a solidariedade de centenas de pessoas em todo o mundo, o que foi fundamental para a recuperação de sua sede e de seu acervo. Atualmente, o MAM possui uma coleção com cerca de 1.700 obras, entre pinturas, esculturas e gravurasde artistas brasileiros e estrangeiros, além de uma biblioteca especializada em artes e uma importante cinemateca, onde acontecem as mostras mais concorridas da cidade.
[pic]
Figura 1 - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/rio-de-janeiro/museu-de-arte-moderna-do-rio-de-janeiro.php.

A Matriz de Pirenópolis é um dos maiores e tradicionaiscentros de fé católica para o povo goiano e foi dedicada à padroeira da cidade. Construída entre 1728 e 1732 no auge da mineração do ouro. Foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1941 e restaurada entre 1996 e 1999. Um grande incêndio a destruiu em 5 de setembro de 2002. Sociedade,  governo e entidades  se mobilizaram para reerguer um dos maiores símbolos culturais do centro...
tracking img