Segurança ambiental na indústria petrolífera: prevenção de vazamentos de petróleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO

ADONES ARGUS RIBEIRO DE ALMEIDA
ALLAN MAX ANDRADE FONTES
GENISSON SOUZA FERREIRA
MATHEUS SANTOS MACEDO

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
SEGURANÇA AMBIENTAL NA INDÚSTRIA PETROLÍFERA:
PREVENÇÃO DE VAZAMENTOS DE PETRÓLEO

Aracaju
Maio, 2011

ADONES ARGUS RIBEIRO DE ALMEIDA
ALLAN MAX ANDRADE FONTES
GENISSON SOUZA FERREIRA
MATHEUSSANTOS MACEDO

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
SEGURANÇA AMBIENTAL NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO:
PREVENÇÃO DE VAZAMENTOS E PETROLEO

Pesquisa bibliográfica apresentada como requisito final de avaliação da disciplina de Práticas Investigativas I, ministrada pelo Prof. Sandro Luis Medeiros, no 1 semestre de 2011.

Aracaju
Maio, 2011


SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 03
2 O TRASPORTE DE ÓLEO POR NAVIOS05
3 PRINCIPAIS ACIDENTES E MEDIDAS TOMADAS 06
4 MÉTODOS DE PREVENÇÃO E REPARO AMBIENTAL 09
5 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo visa esclarecer as etapas e os planos de ação, bem como a sequencia em que elas ocorrem nos casos de derramamento de óleo cru e seus derivados, que em sua maioria constituem compostos tóxicos. Além de abordar técnicas deprevenção que visam minimizar e evitar esses eventuais derramamentos. A utilização de petróleo como matriz energética sempre trouxe diversos riscos para o meio ambiente. Em todo o seu processamento industrial, os riscos se configuram, de certo modo, mais altos do que a média das indústrias químicas. Desde a primeira etapa do processo, onde se extrai o óleo das reservas, até o processo de refino etransporte de derivados, apresentam-se diversas situações que oferecem riscos ao meio ambiente.
Sendo que, nas etapas de transporte e refino, temos uma maior incidência de acidentes e assim como os maiores prejuízos ambientais. No entanto, neste artigo serão abordados apenas os vazamentos e derramamentos de óleo cru e derivados ou sedimentos tóxicos. De modo que, será dada uma maior ênfase nos processosde transporte de petróleo.
Um derrame de óleo sempre causa um grande impacto ambiental e econômico. De modo que, se faz necessário muito mais que uma simples ação de contingência local, partindo para ações regionais, nacionais ou internacionais, dependendo da gravidade do evento ou da quantidade de material liberado no meio ambiente, ou ainda, se o acidente ocorreu em meio marítimo ou terrestre.Dentro desse contexto, questiona-se: o que pode ser feito para evitar prejuízos ambientais por parte dos combustíveis fósseis Será que os planos de ação e as medidas cautelares atuais estão realmente cumprindo o papel de prevenir os vazamentos com sucesso?
Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivos, identificar pontos fracos nas técnicas atuais de prevenção e nos atuais planos de ação;expor quais foram os maiores e mais marcantes acidentes envolvendo derrame de materiais tóxicos e as medidas tomadas para remediá-los; relacionar os benefícios retirados do petróleo com os impactos causados por vazamentos; analisar quais técnicas e planos configuram-se de um modo mais eficaz na prevenção e tratamento de situação de derramamento de petróleo e derivados.
Justifica-se este trabalhopela atual realidade de derramamentos de óleo, como o recente incidente no Golfo do México. Além de uma análise dos atuais mecanismos de prevenção ao derrame de óleo e das adotadas medidas para minimizar e estancar os vazamentos. Objetivando investigar as medidas mais eficazes no combate-prevenção de vazamentos, bem como as novas tecnologias que vêm sendo empregadas nessa área, visando uma ação maisrápida e eficaz de modo a causar menores impactos.
Por fim, serão analisados os principais acidentes envolvendo derramamento de óleo cru e derivados por via de petroleiros e os impactos causados pelos mesmos. Quais medidas foram tomadas durante e depois dos vazamentos e, se possível, quais as punições que as empresas responsáveis sofreram pelo ocorrido.
A metodologia baseou-se na busca de...
tracking img