Segurança da Informação
1 - Segurança da Informação

Conceito

Está cada vez mais difícil manter em segurança as informações referentes a empresas ou pessoas. O descuido nessa área pode causarprejuízos significativos, e muitas vezes irreversíveis. Mas felizmente a maior parte das empresas está consciente do perigo e estamos vivendo um momento em que praticamente todas elas mantêm algumapolítica de segurança.

A Segurança da Informação refere-se à proteção requerida para proteger as informações de empresas ou de pessoas, ou seja, o conceito se aplica tanto as informações corporativasquanto às pessoais. Entende-se por informação todo e qualquer conteúdo ou dado que tenha valor para alguma organização ou pessoa. Ela pode estar guardada para uso restrito ou exposta ao público paraconsulta ou aquisição.

Podem ser estabelecidas métricas para definição do nível de segurança existente e requerido. Dessa forma, são estabelecidas as bases para análise da melhoria da situação desegurança existente. A segurança de uma determinada informação pode ser afetada por fatores comportamentais e de uso de quem se utiliza dela, pelo ambiente ou infraestrutura que a cerca ou por pessoasmal intencionadas que têm o objetivo de furtar, destruir ou modificar tal informação.

Propriedades

As principais propriedades que orientam a análise, o planejamento e a implementação de umapolítica de segurança são confidencialidade, integridade e disponibilidade. Na medida em que se desenvolve o uso de transações comerciais em todo o mundo, por intermédio de redes eletrônicas públicas ouprivadas, outras propriedades são acrescentadas às primeiras, como legitimidade e autenticidade.

Confidencialidade – Propriedade que limita o acesso à informação tão somente às entidades legítimas, ouseja, àquelas autorizadas pelo proprietário da informação.

Integridade – Propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 02). Seguraça de sitema. TrabalhosFeitos.com. Retirado 02, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Segura%C3%A7a-De-Sitema/2320.html

MLA

"Seguraça de sitema" TrabalhosFeitos.com. 02 2011. 2011. 02 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Segura%C3%A7a-De-Sitema/2320.html>.

MLA 7

"Seguraça de sitema." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 02 2011. Web. 02 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Segura%C3%A7a-De-Sitema/2320.html>.

CHICAGO

"Seguraça de sitema." TrabalhosFeitos.com. 02, 2011. Acessado 02, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Segura%C3%A7a-De-Sitema/2320.html.