Segundo a antropologa e pesquisadora da Fiocruz Raquel Dias Scopel

644 palavras 3 páginas
Gravidez e Parto entre a População Indígena

Segundo a antropóloga e pesquisadora da Fiocruz Raquel Dias Scopel, em seu estudo e pesquisa qualitativa, sobre gestação; parto e pós-parto de mulheres da comunidade indígena Munduruku, as mesmas valorizam o saber tradicional das parteiras e pajés sem abrir mão dos serviços e atenção à saúde do SUS.
A pesquisa qualitativa foi realizada no povoado Munduruku onde vivem pouco mais de 3.000 pessoas, localizada no Amazonas com 33 aldeias, cortada por dois grandes rios. A pesquisa de campo foi centrada em uma aldeia cortada pelo rio Canomã, sendo a maior aldeia da localidade com 430 indígenas aproximadamente, com duração de 8 meses pela antropóloga, onde está localizada o posto de saúde que oferece uma atenção primária a essas mulheres.
Existe uma grande dificuldade a respeito do acesso dessa atenção primária a todas essas pessoas, pois em tempos de seca do rio amazonas, torna-se dificultoso esse acesso com as lanchas, variando assim o atendimento de pré-natal, dependendo de campanhas e da localização da aldeia (quanto mais longe dos polos de atenção primária, menos atendimentos são feitos). Durante toda a gestação o Ministério da Saúde preconiza que devem constar pelo menos 6 consultas de acompanhamento de pré-natal, porém segundo a pesquisadora em seus dados, não foi atingida tal meta por conta de toda dificuldade de acesso e locomoção da população, surgindo sérios problemas para mulheres com gestações de risco.
De acordo com a pesquisadora, a primeira etapa da gestação vem com o saber tradicional (parteiras indígenas e consulta com pajés), depois entra a biomedicina. O saber da prática de auto atenção (conceito de Eduardo Menendes) refere-se as práticas que as pessoas utilizam no núcleo familiar na tentativa de prevenir, minimizar e solucionar problemas de saúde, haja vista, que todos os povos, independente de sua etnia utilizam esse conceito dentro do seu âmbito familiar. Caso as práticas de auto atenção não resolva o

Relacionados

  • Maniglier 2009 resenha
    97871 palavras | 392 páginas