Segundo tratado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dissertação do Segundo Tratado Sobre o Governo

Locke considera poder político, o direito de fazer leis com pena de morte e todas as penalidades menores para regular e preservar a propriedade e de empregar a força da comunidade na execução e tais leis.

Do Estado de Natureza
Para que entenda o poder político, deve primeiro considerar em que estado todos os homens se acham naturalmente,sendo um estado de perfeita liberdade, dentro dos limites da lei da natureza, sem pedir permissão ou depender da vontade de qualquer outro homem. Locke fala também da grande lei da natureza: “Quem derramar o sangue do homem, pelo homem verá seu sangue derramado”.E o estado de natureza, é também aquele no qual os homens não estão obrigados a submeter-se à vontade injusta de outros.

Do Estado deGuerra
O Estado de Guerra é um estado de inimizade e destruição, e pode destruir-se um homem que nos vem fazer guerra ou destruiu inimizade à nossa existência, pela mesma razão que se pode matar um lobo ou um leão. Para Locke, tem uma cara diferença entre o Estado de Natureza e o Estado de Guerra que, muito embora certas pessoas tenham confundido (referindo-se provavelmente ao conceito de Hobbesdo Estado de Natureza como sendo idêntico ao Estado de Guerra). Locke diz que estão tão distantes um do outro, como um estado de paz está de um estado de violência.

Da propriedade
Ponto importante também desenvolvido em todo o pensamento de Locke é a questão da “propriedade”. Segundo ele a necessidade que os homens têm de proteger e resguardar os seus bens, sejam eles físicos ou espirituais,os leva a entrar em sociedade com os demais. Esta necessidade de ter o poder de preservar a “propriedade”, “contra os danos e ataques dos outros homens”, bem como a necessidade de ter o poder de punir e “castigar as ofensas” destes ofensores leva os homens a “renunciar ao próprio poder natural, passando-o às mãos da comunidade”, o que caracteriza a “sociedade civil”. Pois “ninguém pode nasociedade civil isentar-se das leis que a regem”.

Da Sociedade Política ou Civil
Locke procura tecer uma teoria a fim de refutar o poder monárquico absoluto dos reis, tendo-nos mostrado que os homens originariamente estavam todos em “estado de natureza”, situação que os levava ao “estado de guerra” quando houvesse conflitos entre eles pelo fato de não haver uma ordem social instituída com o fim deregular as relações sociais.

Do Começo das Sociedades Políticas
Para o autor, o indivíduo em seu estado de natureza não pode ser expulso de sua propriedade, ou ser submetido ao poder político sem o seu consentimento, pois LOCKE afirma que todos são livres, iguais e independentes, e somente um pacto civil para a proteção destas liberdades é que provocará o fim de um Estado e nascerá um corpopolítico que irá representar a maioria.
Esse corpo político somente será constituído e consequentemente se dará uma sociedade política, se houver a permissão de qualquer número de homens livres capazes de maioria para se unirem e incorporarem a referida sociedade. E o autor ao elaborar esta teoria se depara com duas objeções: quando ocorreu de homens se reunirem e formarem um pacto civil? Como issoocorreu se todos nós nascemos sob um mesmo governo?
Locke diz que o governo precede à história, e somente depois de formada é que os relatos são escritos. Ele cita outros exemplos da história de homens livres e que no estado de natureza que, reunindo-se, incorporaram e deram início a uma comunidade.

Dos Fins da Sociedade Política e do Governo
Locke diz que um homem só se submetera aocontrole de outro homem no poder se ver em risco seu “trono”, ou seja, uma invasão de terceiros coloca seu império em risco, pois se todos pensassem assim seriam reis como ele, por ser uma situação cheia de riscos e temores, apesar da liberdade ele se obriga a se refugia sob leis estabelecidas pelo governo e nele procurarem à preservação da sociedade. O Objetivo da união dos homens em comunidades,...
tracking img