SEGUNDO TRABALHO DE APS2 Sa de a mulher

865 palavras 4 páginas
Universidade de Pernambuco Faculdade de Ciências Médicas Módulo Atenção Primária à Saúde II

Recife, novembro de 2013

SEGUNDO TRABALHO DE APS2
­SAÚDE DA MULHER­
Comunidade Macaxeira

Laiz de Araújo Rufino
Grupo 1

Promoção e prevenção da saúde da mulher, incluindo a gestante. Na USF ­ Macaxeira não foi possível acompanhar conslutas de citologia e colposcopia pois a enfermeira que conduzia os exames não achou adequado que alunos estivessem presentes nas consultas para preservar as pacientes que não estavam à vontade. Além disso também não foi possível acompanhar consultas de pré­natal pois os dias destinados a esse público diferem dos dias que estamos na unidade. No entanto, eu e Camila Lobo (minha dupla no módulo de APS2) pudemos visitar uma gestante e uma mulher em período puerpério.

Pré­natal
O Ministério da Saúde incentiva as mulheres a procurarem o Sistema Único de Saúde (SUS) para o acompanhamento pré­natal e estabelece que sejam realizadas no mínimo 6 consultas, sendo uma no primeiro trimestre de gravidez, duas no segundo e três no terceiro. Esse acompanhamento é essencial para garantir uma gestação saudável e um parto seguro, além de esclarecer dúvidas das gestantes nesse período de intensas mudanças.
Durante todas as consultas de rotina, a gestante tem seu peso, pressão arterial e altura do fundo do útero medidos e atualizados no cartão da gestante. Nesse cartão são anotadas pelo médico informações importantes sobre a paciente e sobre o decorrer da gestação assim como informações sobre o parto e o recém­nascido.
Com relação aos exames, o indicado em uma gravidez sem complicações são grupo sanguíneo e fator Rh (quando não realizado anteriormente), sorologia para sífilis (VDRL), urina tipo I, hemoglobina e hematócrito (Hb/Ht), glicemia de jejum, teste anti­HIV (com aconselhamento pré­ teste e consentimento da mulher), sorologia para hepatite B (HbsAg), sorologia para toxoplasmose,

Relacionados

  • Trabalho de Física I
    35587 palavras | 143 páginas