Segunda a Terceira Lei de Newton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Física











Segunda e Terceira Lei de Newton












Altamira-PA,
30 de Setembro de 2015.
Escola: Ducilla Almeida do Nascimento
Diretor: Edir Sousa
Professora: Sonilva Sousa
Turma: M1TR02
Integrante:
Enzo Kayque da Silva Lopes







Segunda e Terceira Lei de Newton











Altamira-PA,
30 de Setembro de 2015.
Introdução
Isaac Newton, nascido em Woolsthorpe, em 4 dejaneiro de 1643, foi físico e matemático e descreveu as leis que explicam vários comportamentos relativos aos movimentos dos corpos. Newton é o autor de Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, obra na qual ele descreve a Lei da Gravitação Universal e as leis dos movimentos – Leis de Newton. São três as leis que Newton descreveu, das quais iremos ver duas neste trabalho.Princípio Fundamental da Dinâmica:
A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida. Essa relação pode ser descrita com a equação: Fr = m .a, sendo:
Fr – Força resultante;
m – massa;
a – aceleração.

De acordo com essa Lei, para que se mude o estado de movimento de um objeto, é necessário exercer uma força sobre ele que dependerá damassa que ele possui. A aceleração, que é definida como a variação da velocidade com o tempo, terá o mesmo sentido da força aplicada, conforme mostra a figura abaixo:

Ao aplicar uma força sobre um objeto, imprimimos sobre ele uma aceleração que será dependente de sua massa.

Podemos ver a partir da figura que, ao aplicar uma força de 2N sobre um objeto, ele adquirirá uma aceleração maior quando amassa for 0,5 kg e uma pequena aceleração quando a massa for 4 kg. Isso significa que quanto maior a massa de um corpo, maior precisa ser a força aplicada para que se altere seu estado de movimento.
Sendo a inércia definida como a resistência de um corpo para alterar seu estado de movimento, podemos dizer que a segunda lei de Newton também define a massa como a medida da inércia de um corpo.
Aforça é uma grandeza vetorial, pois, precisa ser caracterizada por módulo, direção e sentido. A unidade no Sistema Internacional é o Newton, N, que representa kg m/s2.
A segunda Lei de Newton é chamada de princípio fundamental da dinâmica, pois, é a partir dela que se define a Força como uma grandeza necessária para se vencer a inércia de um corpo.
Força Peso

A partir da Segunda Lei de Newton, tambémchegamos à outra importante definição na física, o Peso.
A Força peso corresponde à atração exercida por um planeta sobre um corpo em sua superfície. Ela é calculada com a equação:P = m . g
Sendo g a aceleração da gravidade local.
Apesar da massa de um corpo ser fixa, não é o que ocorre com o peso, por exemplo:
Um corpo de massa 20 kg no planeta Terra, onde a aceleração da gravidade é 9,8m/s2, possui o seguinte peso:

P = 20 . 9,8
P = 196 N

O mesmo corpo, em outro planeta, como em Marte, onde g = 3,711 m/s2, possui o peso:

P = 20 . 3,711
P = 74,22 N

Vemos que o peso no planeta Marte é bem menor que na Terra, pois, a gravidade em Marte é bem menor. Isso ocorre porque a gravidade g de um determinado local depende da massa do corpo. Como a massa de Marte é bem menor que a da Terra, eletambém terá a gravidade menor.





Princípio da Ação e Reação
Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e de sentido contrário.


Assim, |FA-B| = |FB-A|.

As forças de ação e reação possuem as seguintes características:

Possuem a mesma natureza, ou seja, são ambas de contato ou de campo;
São forças trocadas entre dois corpos;
Nãose equilibram e não se anulam, pois estão aplicadas em corpos diferentes.

A terceira lei é muito comum no cotidiano. O ato de caminhar e o lançamento de um foguete são exemplos da aplicação dessa lei. Ao caminharmos somos direcionados para frente graças à força que nossos pés aplicam sobre o chão.

Importância e Validade
As leis de Newton foram testadas por experimentos e observações por...
tracking img