Segunda guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Folha de rosto:
Universidade: Universidade do Minho
Curso: Licenciatura em História
Disciplina: Recursos Instrumentais para História
Nome do professor: Maria do Carmo Ribeiro
Ano académico: 1º ano / 1º semestre

Índice:
Introdução: 4
Desenvolvimento dos conflitos: 5
O início da guerra: 5
A guerra “relâmpago”: 6
As invasões da URSS: 7
A guerra no pacífico: 7
A reconquista daEuropa: 8
A derrota do Eixo: 8
Bibliografia: 9
Conclusão: 10

Introdução:

Este trabalho aborda vários factores que influenciaram o início da 2ª guerra mundial (1939-1945) que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia. Os factores que fizeram despoletar a 2ª guerra mundial iniciaram-se na Europa em 1930 com os regimes totalitários na Alemanha e na Itália. AAlemanha liderada por Hitler, tinha como objectivo expandir o território Alemão e demonstrar a sua superioridade perante o mundo. Com isto desrespeitou o Tratado de Versalhes e reconquistou os territórios perdidos na 1ª guerra mundial.
Na Itália o partido fascista crescia sem limite liderado por Benito Mussolini assim como os poderes.
Nesta altura a Alemanha e Itália atravessavam um grave períodofinanceiro com milhões de cidadãos sem emprego, com isto estes regimes fascistas “viraram-se” para criação de indústrias de armamento e de equipamentos bélicos.
Na Ásia, o Japão também tinha intenção de expandir o seu território. Com isto cria-se o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Com características militares e com planos de conquista elaborados em comum acordo. Estes três países tinhamobjectivos expansionistas.

Desenvolvimento dos conflitos:

A Segunda Guerra Mundial (1939 -1945) foi o conflito que mais vítimas causaram cerca de (50 milhões) em toda a história da humanidade. Foi provocada principalmente pelos três países em que tinham sido implantados regimes autoritários (Alemanha, Itália e Japão). Estes estados queriam ampliar as suas respectivas áreas de influência euniram-se numa coligação que ficou conhecida como Eixo que mais tarde acaba por ser quebrado.
Uma nova ordem iria ser criada na Europa, baseada na superioridade alemã, na exclusão dos mais fracos (eliminação física), das minorias étnicas como os judeus, e supressão das liberdades e dos direitos individuais e na perseguição de ideologias liberais, socialistas e comunistas.
Contra isto, estavam as naçõesdemocráticas (como os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a França), que se opuseram aos países do eixo.
Em conjunto com a antiga URSS (actual Rússia) as nações democráticas constituíram a base do grupo dos aliados, isto só após as invasões de Hitler.

O início da guerra:

A guerra iniciou-se a 1 de Setembro de 1939, com a Alemanha a lançar uma forte ofensiva sobre a Polónia, conseguindoderrotar as tropas polacas em poucos dias. A União soviética invade a parte oriental da Polónia cumprindo com o pacto que fez com a Alemanha. As invasões alemãs em 1938 e 1939

Com as invasões à Polónia é declarado guerra a Alemanha por parte da Grã-Bretanha e França, mas não entrando logo em combate. Nesta fase, a Itália de Mussolini declarou-se “países não beligerantes”.

A guerra “relâmpago”:No dia 10 de Maio de 1940 o exército alemão, com uma rápida ofensiva militar, derrotou as defesas francesas assumindo o governo em França.
Contudo, nem toda a França se rendeu à “máquina de guerra alemã”. Surgindo focos de resistência um pouco por todo país, nomeadamente, o sul de França com o apoio dos aliados.
As invasões da URSS:

Hitler continuava com os seus planos de expansão deterritório, assim em14 de Junho de 1941 lança-se a conquista de território soviético.
Apanhando o exercito da URSS desprevenido conseguiu chegar até Estalinegrado (capital da URSS na altura) actual volgagrado , onde o exercito de Estaline conseguiu parar a ofensiva Alemã. Esta vitória deu-se devido ao rigoroso inverno para o qual as tropas nazis não estavam preparadas. Outro importante factor foi a...
tracking img