Segunda guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
Vários fatores levaram o mundo a esse conflito mundial:
* a Grande Depressão que atingiu o mundo na década de 1930 e provocou crises gravíssimas em váriospaíses;
* a ineficiência da Sociedade das Nações, formada logo após a Primeira Guerra Mundial, que não conseguiu impedir vários conflitos que marcaram a década de 1930;
* a busca do espaçovital e o expansionismo alemão.
A doutrina do espaço vital consistia, de um lado, na integração de populações alemãs que viviam na Áustria, na região dos Sudetos (Tchecoslováquia) e em Dantzig, naPolônia, e, de outro, na conquista de regiões férteis e ricas em recursos minerais, necessárias ao desenvolvimento do país.
Em 1938, com o apoio de grande parte da população austríaca, Hitler incorporou aÁustria à Alemanha. Nesse mesmo ano, anexou a região dos Sudetos. A anexação foi reconhecida pela Inglaterra e pela França na Conferência de Munique. Em 1939, Hitler tomou toda a Tchecoslováquia. Emseguida, planejou a invasão do Corredor Polonês, faixa de terra que dava à Polônia acesso ao mar, pelo porto de Dantzig. Essa região já havia pertencido à Alemanha. Em agosto de 1939, assinou com aUnião Soviética um Pacto de Não-Agressão (20 de agosto de 1939). Em 1º de setembro de 1930, Hitler invadiu a Polônia, provocando a reação da Inglaterra e da França, que abandonaram a política deapaziguamento e declararam guerra à Alemanha. Estava deflagrada a Segunda Guerra Mundial.
A PRIMEIRA ETAPA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Numa luta rápida, conhecida como guerra-relâmpago, a Alemanha invadiu eocupou a Dinamarca, a Noruega, a Bélgica e a Holanda. O norte da França foi invadido e ocupado pelos nazistas. Em junho de 1940, com a invasão de Paris, a França capitulou. O governo francês fugiupara o sul do país, onde o marechal Pétain instalou um governo de colaboração com os alemães, o governo de Vichy.
Ainda em 1940, a Itália abandonou a neutralidade e aliou-se à Alemanha formando o...
tracking img