SEGUNDA GERAÇÃO MISTICISMO E CONSCIÊNCIA SOCIAL - 2ªGERAÇÃO - TRABALHO

830 palavras 4 páginas
SEGUNDA GERAÇÃO: MISTICISMO E CONSCIÊNCIA SOCIAL
O ser humano vive tempos sombrios em meados do séc.XX, exposto ao horror de duas grandes guerras.
A quebra da bolsa de Nova York, em 1929, foi um preocupante sinal de que a década seguinte seria conturbada. Os mercados financeiros de todo mundo foram completamente abalados pelo crack da bolsa, sendo assim, o Brasil também não foi poupado. A maior preocupação do Brasil foi o despencar do preço do café no mercado internacional. A revolução de 1930, nome dado ao movimento liderado por políticos e militares contra as oligarquias cafeeiras, resultou na deposição de Washington Luis e levou Getulio Vargas ao poder. Governo este que deveria ser provisório tornou-se aos poucos duradouro e assim os paulistas inconformados com a perda do poder político, desencadearão a Revolução Constitucionalista, porém foram logo derrotados.
No cenário mundial, a quebra da bolsa de Nova York foi um dos estopins da crise que levaria à Segunda Guerra Mundial que deixou como legado mais do que ruínas de cidades arrasadas por bombardeiros. Obrigou-nos a enfrentar a barbárie humana e a reconhecer que o preconceito e o desejo desmedido de poder podem levar à perda de milhões de vidas. Escreveu Drummond: “Meus olhos são pequenos para ver/ o mundo que se esvai em sujo e sangue”, registrava assim o espanto dos poetas ao refletirem sobre a perversidade de que o ser humano é capaz.
O lançamento das bombas atômicas contras as cidades japonesas de Hiroxima e Nagasaki, revelou que a última fronteira da ética havia sido cruzada pela ciência: o ser humano havia descoberto uma forma eficiente de exterminar a própria raça. Por este motivo estava criado o contexto para que a arte assumisse uma perspectiva mais intimista e procurasse respostas para as muitas dúvidas existenciais desencadeadas por todo esse cenário de horror de destruição.
A instabilidade social e política relacionada a esse contexto faz com quer surjam, na literatura, proposta de

Relacionados

  • 8458658
    396 palavras | 2 páginas