Segunda Avalia o 1de2013

285 palavras 2 páginas
lull­nun..

CENTRO UNIVERSITARIO DE BRASÍLIA uniCEuS FACULOAOE DE CIÈNCIAS DA SAUOE E EDUCACAO FACES
CURSO DE PSICOLOGIA NOTURNO
DISCIPLINA; SOCIOLOGIA
PROFESSORA: ANA IZAURA PINA RODRIGUES
VALOR TOTAL DA AVALIAQAO: 10,0 (DEZ PONTOS) NOME DO ALUNO:
QUESTÖES:
i ­ Quais as criticas do ponto de vista metodológico que Max Weber faz ao positivismo Durkheimiano e ao Marxismo? Quais os aspectos teóricometodológioos apresentados e desenvolvidos pele sociologia Weberiana? Desenvoive a questâo. (2,0 pontos)
1.a. Para Weber, o metodo eompreensivo ou tipológico é um esforço interpretativo de entendimento da sociedade.
Sendo assím, desenvelvezÍ os aspectos metodológicos da sociología compreensiva analisando o filme “O Oleo de Lorenzo" e a narrativa que ele aborda como uma açào social e busque apreender o sentido e o motivo de cada ator social envolvido ne em questâo. (1,0 ponto)
2­Nos filmes: “O Garoto Selvagem” e a “A Maçä”, assim como as discussöes de Turner (2000) sobre crianças que viveram isoladas ou que foram criadas por lobos, fica evidente a ideìa de que “a nossa composiçäo biológica assegura mossa humanizaçào". Sendo assim, analise conceitualmente esta afirmativa e utilize exemplos de cenas dos filmes para ilustrar a questáo. Disserte sobre a qUeStäO. (2,5 pontos)
3­ Para Berger (1997) o processo de sooializaçäo e um processo de aprendizado; de oonfiguraçäo ou moldagem; de inioiaçâo; interaçäo social e interiorizaçäo. Defina e analise criticamente cada uma dessas características apresentadas pelo autor.
Desenvolva a questäo. (2,5 pontos) kf «rl­Para Turner (2004) “Os sistemas simbólicos nào säo geneticamente programados, säo criados no imaginàrio.” O que o autor quer dizer com esta afirmativa? Ainda com relaçäo à questäo,

Relacionados