Segunda análise do livro “olhe a língua! 5”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Jesus Maria e José – FAJESU
Curso: Letras Português
Disciplina: Abordagem do ensino de língua portuguesa e literatura
Professor: André
Aluna: Aline Mariana Reis
Atividade:Segunda análise do livro “Olhe a língua! 5”
Referência: GARCIA, Ana Luiza Marcondes e AMOROSO, Maria Betânia. Olhe a língua! 5. São Paulo: FTD, 1999.

A proposta do livro é tornar aaprendizagem mais dinâmica. Apresenta um conteúdo diversificado com textos literários, informativos e crônicas.
A leitura e linguagem utilizadas no livro são simples e diretas. Os temas sãoescolhidos de acordo com o universo de interesse dos alunos. Com faixa etária de 10 a 14 anos, eles estão ampliando seus gostos e interesses. Convém despertar-lhes o empenho com estímulos, devidoestarem passando por uma fase bastante inquieta. O uso de material gráfico ou audiovisual é eficaz para tornar a aula mais interessante. A estrutura gráfica do livro é bem colorida e traz enfoques naspalavras-chave. Pontos que tornam o livro mais atraente e prazeroso. Segue abaixo um esquema contendo os principais pontos do livro.
Em cada capítulo, após o texto principal, estão os exercíciosde compreensão. Eles estimulam a interpretação e mostram aos alunos como os recursos linguísticos utilizados colaboram para o significado do texto. O livro apresenta uma grande quantidade de textosliterários e, em menor quantidade, textos informativos. Como a leitura de jornais e revistas é fundamental nos dias atuais, a carência desse gênero se torna um ponto negativo.
A parte degramática é inserida aos poucos de acordo com o andamento do livro. Todos os capítulos trazem um conteúdo novo e uma revisão dos conteúdos passados. “Ao escrever é preciso estar sempre atento às palavras,pontuações e acentos. Transcreva o trecho abaixo observando esses aspectos” (GARCIA, Ana Luiza Marcondes e AMOROSO p. 107). Há uma constante preocupação com a linguística contemporânea e com aquisição...
tracking img