Segregaà à o Social sociologia 2

662 palavras 3 páginas
O conteúdo deste apresenta o conceito de segregação social, uma problemática que a sociedade enfrenta, não somente na contemporaneidade pois no passado houve muita segregação muitas vezes mais severa porém ela nunca parou, só se modernizou .
O assunto tratado é a segregação socioespacial e suas consequências perante á sociedade, por quem somos segregados? Há uma resposta exata para essa pergunta?Trataremos a seguir de que forma a sociedade se auto-segrega , em sua organização baseando-se em interesses próprios.

Segregação Social

Segregação é o ato de segregar, separar, isolar. Portanto, a segregação social é a separação existente na sociedade devido influências econômicas, raciais, culturais etc. E como consequência da segregação social, há a divisão da sociedade em classes sociais e juntamente, acontece a segregação do espaço de vivência, o espaço urbano, onde as classes sociais se concentram em determinados bairros ou regiões de acordo com o seu poder econômico, e em vários lugares, a diferença é extrema. Alguns lugares recebem possuem melhores condições e infraestrutura e outros não.
Como exemplos de extrema diferença de infraestrutura temos o bairro Alphaville, bairro nobre da Grande São Paulo, e as favelas da cidade de São Paulo.

Alphaville
Alphaville é um bairro nobre das cidades de Barueri e Santana de Parnaíba, pertencentes à zona oeste da Grande São Paulo, Brasil.
Idealizado pelos engenheiros YojiroTakaoka e Renato Albuquerque, sócios da empresa Albuquerque Takaoka, é considerado como a primeira tentativa de se criar artificialmente um bairro de grandes proporções no Brasil. É formado por uma série de condomínios fechados, chamados Residenciais, além de um centro industrial e empresarial.Alphaville abriga mais de 12 mil residências, 42 edifícios residenciais e 16 comerciais. Totalmente urbanizado e com segurança própria, sendo independente.Possui uma população fixa estimada em 35 mil habitantes e uma flutuante de 200 mil pessoas por dia, formada por

Relacionados

  • Educa~ção
    16647 palavras | 67 páginas
  • direito
    118120 palavras | 473 páginas
  • trajetoria recente do desenvolvimento
    199504 palavras | 799 páginas