Segredos para o bolo sair bem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qual é o primeiro passo para fazer um bolo? Conferir atentamente se tem todos os ingredientes e utensílios necessários à mão

Muitas receitas pedem ovos e manteiga em temperatura ambiente. Por quê?
Em temperatura ambiente as claras crescem mais firmes e estruturadas e a manteiga adquire textura cremosa, o que facilita sua incorporação aos outros ingredientes e deixa a massa aveludada, deve-setirar os ovos e a manteiga da geladeira 30 minutos antes.

Posso aumentar ou diminuir a quantidade de ingredientes de uma receita?
Não é recomendado, pois a confeitaria, ainda que você vá fazer uma receita básica de bolo, é uma ciência exata, por isso, é importante respeitar as proporções indicadas e usar uma balança bem calibrada para pesar os ingredientes secos e um copo-medidor confiávelpara os líquidos, (também pode servir para medir os secos).

Para fazer bolo é necessário ter batedeira?
Não é preciso ter batedeira, mas é recomendado ter um bom batedor de arame e seguir a técnica indicada em cada receita.

Como saber qual técnica usar?
A própria receita indica, as duas técnicas básicas para o preparo de bolo são a espumosa e a cremosa, A principal diferença entre elas estána presença, de uma fonte de gordura e no modo de preparo.

Como é a massa espumosa?
A massa espumosa leva ovos, açúcar e farinha de trigo em sua composição, você já provou pão de ló?
Ele é o melhor exemplo desse tipo de massa, cuja umidade vem dos ovos, constituídos por 75% de água, o pão de ló também pode ter um acréscimo de gordura (manteiga, óleo) líquido (leite suco de laranja ou água) efermento, mas esses ingredientes são opcionais e só devem ser usados se a receita pedir.

Como a massa espumosa é feita?
Primeiro batem-se as claras em neve, depois acrescentam-se as gemas, quando a mistura estiver aerada, adiciona-se o açúcar.

Há outro modo de fazer a massa espumosa?
Existe, também é possível bater os ovos inteiros com o açúcar, mas aerando só as claras é mais fácil erápido de conseguir uma espuma firme, feita a espuma, adicionam-se açúcar e farinha de trigo.

Por que o fermento é opcional na receita de pão de ló?
A rigor, esse método não exige fermento para resultar num bolo leve e fofo, só com ovo açúcar e farinha de trigo é possível conseguir uma massa leve, mas depende da receita.

O que dá leveza a um bolo? que não leva fermento?
A leveza é conferida pelaclara, sua proteína, quando batida,infla e absorve ar, o ar preso nas moléculas da proteína da clara é que ajuda a criar a estrutura leve do bolo, no forno em contato com o calor e com a farinha de trigo, esse ar se expande, criando pequenas tramas e buracos na massa do bolo.

Qual é a melhor maneira de bater claras em neve sem batedeira?
Tome cuidado para não deixar cair gema, depois use umbatedor de arame e faça movimentos de baixo para cima, até que se formem picos nevados.

Bater claras em neve, mesmo que a receita não recomende o procedimento, melhora a textura do bolo?
Sim, deve-se bater as claras e adicioná-las por último, misturando cuidadosamente.

Quais são as características da massa de bolo cremosa?
Ela leva ovos, açúcar, farinha de trigo, líquido em grandequantidade (geralmente metade do peso da farinha e dos ovos) também leva uma gordura (manteiga, óleo, azeite) na proporção de 50% a 100% do peso dos ovos.

Uma receita que siga o método cremoso também prescinde de fermento?
Não. Receitas cremosas levam uma fonte de gordura e nesse caso o fermento é obrigatório para dar leveza à massa e evitar que ela fique pesada, o fermento também vai ajudar noprocesso de cocção, deixando o bolo com formato uniforme.

Como é a técnica cremosa?
Primeiro é preciso bater as gemas com o açúcar e a gordura (manteiga ou óleo) nesse processo a gordura se mistura com a gema para se tornar uma emulsão, apenas depois que esse creme estiver homogêneo deve-se adicionar o líquido e a farinha de trigo por último entram o fermento e as claras em neve.

A ordem dos...
tracking img