Segredo e fim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Roberto Schultz, neste seu primeiro romance – uma narrativa longa, portanto – continua influenciado pela experiência que adquiriu escrevendo contos, históriascurtas. Cada capítulo é quase uma história curta independente do seu todo e que conta a vida – e os amores, clandestinidades, desilusões e abandonos – de váriospersonagens, principais ou coadjuvantes.Uma mulher casada, Lis, e um homem solteiro, Herbert, apaixonam-se no final dos anos 60, início dos anos 70, vivendo esseamor clandestinamente.

A história é interrompida pela moral vigente na época, e pela vida familiar de Lis que vê, no amor que sente pela sua única filha, aimpossibilidade de romper o casamento. E é justamente essa filha, Liciane, que, trinta anos mais tarde, serve como elo entre aquele passado e o presente, quandoencontra – durante a doença grave da mãe – uma velha caixa de charutos com lembranças e cartas trocadas pelos amantes. Isso faz com que a trama central de Segredoe Fim – Um Romance de Amor, Clandestinidades e Abandonos – aparente ser apenas mais uma história de amor. Pela imaginação de Roberto Schultz, porém, o amor nemsempre se mostra das maneiras óbvias e convencionais que conhecemos.

O mesmo acontece com as relações clandestinas e os abandonos. Tudo pode ser questionado,nenhum personagem é politicamente correto. São pessoas de verdade. Cada capítulo é quase uma história independente com início, meio e fim. E inúmeros personagensdo Brasil inteiro que se entrecruzam e que vão surgindo, todos de alguma forma grudados pelo amor de Lis e Herbert. Liciane, a mulher que deseja aprender a amar.”
tracking img