Segmentação de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
Curso: Marketing
Professor(a): Marcus Saldanha
Aluno: Fabiano Batista Leonel
RGM: 320549
Disciplina: Marketing I
Atividade UNI 001 – AVA

05/2012


1º Atividade – QUESTÃO DISSERTATIVA – SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

A segmentação de mercado e diferenciação, torna a empresa mais competitiva
com ela mesma. Uma vez que seu produto ou serviço é diferenciado, faz comque ela sempre inove, para acompanhar sua própria tendência. Ela gera um produto específico voltado para a necessidade de cada consumidor, fazendo dela diferente dos produtos da concorrência. Sua proposta engaja a estratégia, como: planejamento específico (perfil, localidade, classe social, necessidade do mercado, prestação de serviço, preço, distribuição, promoção etc.). Abaixo seguem dois exemplosque retrata a prestação de serviço diferenciado e segmentado e outra um loja de acessórios femininos também diferenciada e segmentada. Fonte. Site UOL.


Ex-franqueado lança própria rede de lojas de acessórios femininos Link:

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/05/04/ex-franqueado-lanca-propria-rede-de-lojas-de-acessorios-femininos.jhtm


04/05/2012 - 07h00Ex-franqueado lança própria rede de lojas de acessórios femininos

Afonso Ferreira

[pic]

A MyGloss, franquia de bolsas e acessórios femininos criada pelo empresário Rodrigo Stocco, 33, possui a maior página de moda do Facebook, com quase 550 mil fãs

Após ser dono de lojas franqueadas de cinco marcas diferentes de varejo (acessórios femininos, roupas femininas, moda íntima, calçados erelógios) por cinco anos, o engenheiro Rodrigo Stocco, 33, decidiu montar sua própria rede, a MyGloss, franquia de bolsas e acessórios femininos.

O que fez o empresário trocar de lado para alçar um voo maior foi a oportunidade aberta por uma conjunção de fatores: a experiência como franqueado, ter estudado o sistema de redes de varejo e ter em casa o talento da irmã, Kátia Stocco, arquiteta, estilistae hoje sócia no negócio, que desenha as peças das coleções.

Ele ressalta as principais diferenças de trabalhar de cada lado. Enquanto como franqueado Stocco seguia um roteiro pronto para tocar o negócio, agora ele precisa criar seu próprio modelo para reproduzi-lo, o que é mais desafiador.

No entanto, ter uma marca própria oferece uma maior liberdade de criação. Stocco se lembra de quandosentia a necessidade de um novo produto nas prateleiras, levava a ideia até o franqueador, mas acabava não sendo atendido. "Para quem tem espírito empreendedor, isso incomoda um pouco."


Planejar, planejar, planejar


LEIA TAMBÉM

• Conheça os prós e contras de investir numa franquia
• Confira dez passos essenciais para transformar seu negócio em franquia
Segundo especialistas,para ser um franqueador, é necessário um planejamento muito mais complexo e, muitas vezes, investir mais do que montar uma filial. “Envolve uma série de serviços prestados aos franqueados, uma estrutura muito maior que a necessária para administrar duas lojas de sucesso”, diz o consultor do Sebrae Wlamir Bello.

Stocco fez as contas. Ele diz que o custo de investir em lojas próprias em vez detornar a marca uma franquia é menor. Mas optou por franquear por causa da distância geográfica entre as unidades, uma no Sul e outra no Nordeste, o que poderia gerar a perda do controle sobre algumas unidades.

“Eu não teria condições de dar a mesma atenção a todas as lojas. Com um franqueado atuando como sócio operacional em cada uma delas e aplicando todos os procedimentos da rede, a chance desucesso é maior”, afirma.

O planejamento é maior até na hora de criar os produtos. Stocco, por exemplo, diz que tem de pensar nas coleções com meses de antecedência. Antes, como franqueado, nem se preocupava com a próxima coleção, apenas se estava vendendo e gerenciando bem o negócio.

Ele ressalta ainda a importância de elaborar estudos sobre preços, concorrência, pontos comerciais e...
tracking img