Segmentação de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1064 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing de Segmentos
> Segmentação de Mercado e Nicho de Mercado
> Identificação do Público-Alvo
> Posicionamento de Mercado

Marketing de Segmentos
Ajuda a área de vendas a descobrir suas oportunidades de mercado, desenvolvendo o produto certo para cada mercado-alvo e adaptando seus preços, canais de distribuição e propaganda para atingirem esse mercado de forma eficiente.
Os mercadosconsistem em compradores, que diferem de várias formas: DESEJOS/RECURSOS/LOCALIDADES/ATITUDES DE COMPRA E PRÁTICAS DE COMPRA.

3 Passos do Marketing de Segmentos:
> SEGMENTAÇÃO DE MERCADO: é o processo de divisão do mercado em grupos distintos de compradores potenciais com diferentes necessidades, desejos, características ou comportamentos que possam exigir produtos ou compostos de Mkespecíficos ou que possuam valores ou comportamentos de compra semelhantes. Ex.: mercado de fumantes e não-fumantes; mercado feminino e masculino;

> IDENTIFICAÇÃO DO MERCADO-ALVO: é a avaliação da atratividade de cada segmento e seleção de um ou mais segmentos para atuação.

> POSICIONAMENTO MERCADOLÓGICO: é o estabelecimento da posição competitiva para o produto e criação de um mix de Mk detalhado.NICHO DE MERCADO:

É um mercado pequeno que é mal servido ou que não é servido pela concorrência devido a falta de interesse em ofertar produtos específicos, o que restringe a diversidade da oferta . Ex.: roupas acima do tamanho 50; calçados acima de 45;
Na estratégia de nicho a empresa precisa identificar os clientes servidos de modo deficiente ou não servidos e criar uma nova categoria ouum subtipo ou uma variante do produto por meio da diferenciação. O monopólio da empresa que atende um nicho será temporário, até o mercado atrair a concorrência para esse nicho.

TIPOS DE SEGMENTAÇÃO

1) SEGMENTAÇÃO DOS MERCADOS DE CONSUMO FINAL
• Geográfica: países, estados, regiões(sudeste,nordeste), municípios, bairros,densidade (urbana, suburbana,rural), clima
• Demográfica:idade, sexo,renda,nível de instrução, religião, raça, nacionalidade, ocupação
• Psicográfica:classe social, estilo de vida (ex.: esportivo), características de personalidade (independente, , compulsivo, autoritário, ambicioso) ***
• Comportamental: ocasião de compra (venda de balas no dia de Cosme&Damião), benefícios procurados(ex.: qualidade, serviço agregado, atendimento, economia),status do usuário (não-usuário, ex-usuário, usuário iniciante, usuário regular), índice de uso(leves, médios e pesados) , grau de lealdade, estágio cognitivo (conhece ou não o produto) e atitude emocional( entusiasta, positivo, negativo, indiferente)


*** entre as classificações psicográficas, encontra-se o programa VALS2 (Values and Life Styles) da SRI Internacional, onde os clientes sãoclassificados em 08 categorias : Inovadores, Realizadores, Crédulos, Executores, Satisfeitos, Experimentadores, Batalhadores (Esforçados) e Lutadores (Sobreviventes).



2) SEGMENTAÇÃO DOS MERCADOS INDUSTRIAIS
São utilizadas as mesmas variáveis dos mercados de consumo final e mais algumas tipo:

• pelo TAMANHO DO CLIENTE (grandes, médios e pequenos) ;
• pela ABORDAGEM E CRITÉRIOS DECOMPRA (ex.: um determinado segmento utiliza os mesmos equipamentos mas com critérios distintos de compra: preço baixo, exigência de pouca mão-de-obra no manuseio ou ainda alta confiabilidade para não haver problemas de reparos).
• Fatores Operacionais: TECNOLOGIA, SITUAÇÃO DO USUÁRIO/NÃO-USUÁRIO, CAPACIDADE DOS CLIENTES
• Fatores Situacionais: URGÊNCIA, APLICAÇÃO ESPECÍFICA E TAMANHO DOPEDIDO
• Características Pessoais: SEMELHANÇA de valores empresariais entre comprador e vendedor, ATITUDE perante aos riscos e LEALDADE


3) SEGMENTAÇÃO DOS MERCADOS INTERNACIONAIS

Operar em muitos países = novos desafios (VARIAÇÕES CULTURAIS, ECONÔMICAS E POLÍTICAS).
• Segmentados por LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA : EX.: zonas de livre comércio de forma a reduzir as barreiras...
tracking img