Segmentação de mercado turístico: um estudo sobre o turismo de golfe como estratégia de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nivaldo Pereira da Silva
Antonio Carlos de Francisco

Resumo: O presente artigo tem como objetivo avaliar o segmento de turismo de golfe, um estudo na região da tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina). A contextualização deste trabalho se dá a partir de discussão de teorias existentes em fontes secundárias para compreensão, tais como: livros, periódicos e sites especializados, e umapesquisa ação para diagnosticar uma situação, acompanhá-la, observá-la, conferir-lhe sentido, avaliando-a e incitando-a a desencadear novas ações, visando descrever os principais tópicos sobre a atividade que se constitui uma motivação para a deslocação de pessoas, a qual é suportada pela infra-estrutura desportiva, mas também por infra-estruturas turísticas. Os resultados alcançados ajudam acompreender porque o turismo de golfe cresce a cada dia e se caracteriza pela busca dos melhores campos, de paisagens exuberantes e uma alta qualidade nos serviços.
Palavras chave: Turismo de golfe, infra-estruturas turísticas, produto turístico, paisagens exuberantes e qualidade de serviços.

Tourist market segmentation: a study of the golf tourism as a marketing strategy

Abstract: Thisarticle aims to evaluate the segment of golf tourism, a study in the tri-border region (Brazil, Paraguay and Argentina). The context of this work takes place from discussion of existing theories on secondary sources for understanding, such as books, magazines and specialized websites, and an action research to diagnose a situation, follow it, watch it, give it meaning, evaluates it and encourages it toinitiate new actions, aimed at describing the main topics on the activity that constitutes a motivation for moving people, which is supported by the sports infrastructure, but also for tourism infrastructure. The results help to understand because the golf tourism is growing every day and is characterized by the pursuit of the best fields of lush landscapes and high quality services.
Keywords:Tourism courses, tourism infrastructure, tourism product, lush landscapes and quality of services.

1. Introdução
O golfe tem origem no Império Romano com um jogo chamado “Paganica”. Outros historiadores afirmam que o golfe surgiu na Inglaterra, no século XIV, com o jogo denominado “Cambuca”. Séculos apareceu na França e na Holanda. Este jogo tinha como equipamentos um pequeno objeto esféricoque era batido com um taco, que visava projetar o objeto esférico em linha reta e em determinada direção.
A chegada do golfe ao Brasil ocorreu de forma curiosa. No final do século XIX, engenheiros ingleses e escoceses que construíam a Estrada de Ferro Santos/Jundiaí, convenceram monges beneditinos a ceder parte do terreno do Mosteiro de São Bento para a construção do primeiro campo de golfe dopaís, na região atualmente situada entre a Estação da Luz e o rio Tietê.
A expansão da cidade em direção ao rio obrigou a transferência do campo, em 1901, para um local próximo à confluência das avenidas Paulista e Brigadeiro Luiz Antônio, local este, até hoje, denominado "Morro dos Ingleses", devido aos tais "ingleses" que jogavam seu golfe ali. Fundou-se então o "São Paulo Country Club", que teve oprimeiro campeonato interno vencido por J. M. Stuart, em 1903. Depois de nova transferência para o Jabaquara, o campo foi estabelecido definitivamente em 1915 num terreno cedido pela Light, na região de Santo Amaro, com o nome de São Paulo Golf Club.
No mesmo ano surgiram mais dois campos, o Santana do Livramento Golf Club, no Rio Grande do Sul, e outro na cidade de São Vicente, no litoral deSão Paulo, num terreno que foi entregue a Henrique Lisboa Wright para saldar uma dívida, posteriormente transformado num campo de nove buracos. Wright é avô de Jesse Rinehart Jr., que anos mais tarde seria um dos fundadores e primeiro presidente da Confederação Brasileira de Golfe.
O golfe surgiu como um esporte para a elite, atualmente se democratizou, e atrai cada vez mais jogadores incluindo...
tracking img