Seg do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA TRABALHO



LINHA: conjunto de mangueiras acopladas, que formam um sistema para conduzir água. Subdivide-se em adutora, ataque e siamesa.

ADUTORA: canal, galeria ou encanamento que leva água de um manancial para um reservatório; diz-se da linha de mangueira principal para o combate a um incêndio (a que leva água para as linhas de ataque direto).

ATAQUE: diz-sedo ato do bombeiro que avança sobre o incêndio, com o intuito de exterminá-lo; denomina-se linhas de ataque as mangueiras que são usadas para o extermínio do incêndio.

SIAMESA: espécie de linha composta por duas ou mais mangueiras adutoras, destinadas a conduzir água da fonte de abastecimento para um coletor, e deste, em uma única linha, aumentando o volume de água a ser utilizada.


ArmarLinha de Mangueira
Consiste em dispor uma linha de mangueira para a sua utilização. A atividade é executada por dois bombeiros, sendo um chefe de linha, e o outro, ajudante de linha. Cabe ao ajudante, transportar a mangueira do seu local de guarda até o ponto de conexão. Neste local, o ajudante coloca a mangueira sobre o solo e segura nas extremidades para a conexão, retendo-a entre as pernasenquanto o chefe não segurar a outra extremidade. Durante a operação de conexão com a boca expulsora do auto-bomba ou do divisor, o ajudante deve reter com os pés uma parte da mangueira, para que esta não fuja ao seu controle, em virtude da corrida do chefe na direção oposta. Sendo a conexão entre as mangueiras, o chefe aguarda o ajudante com a mangueira cavalgada e a junta na altura da cintura. Apósa chegada do ajudante e posterior conexão, o chefe apanha a junta de mangueira retida entre as pernas do ajudante e corre na direção oposta. Para a colocação do esguicho, o chefe aguarda o ajudante com a mangueira cavalgada e a junta na altura da cintura voltada para si. Ao chegar, o ajudante segura a junta enquanto o chefe efetua a conexão do esguicho. Estando em condições de combate, o chefeordena ao ajudante para dar o "pronto a linha” ao chefe da guarnição. Este corre em direção ao aparelho divisor e dá o brado de "pronto a linha”, acrescentando o respectivo número de ordem da linha. Ao retornar, o ajudante assume a sua posição de combate à retaguarda do chefe, a uma distância de aproximadamente dois passos. Estando em um plano elevado ou local de difícil acesso, o ajudante deverá secolocar da melhor forma possível, para que a sua solicitação seja entendida por quem estiver guarnecendo o divisor. Na posição de combate na linha de mangueira, o chefe deverá fazer a base com a perna esquerda a frente ligeiramente flexionada, enquanto a perna direita deverá permanecer esticada (ou ligeiramente flexionada). A mangueira deverá passar sob o ombro direito, ficando presa entre obraço e o tórax do bombeiro, a mão esquerda (que controla o esguicho) deverá ficar por cima do mesmo.



Conectar/Desconectar
As juntas Storz possuem desenho específico, que permite acoplá-las, rapidamente, e com grande segurança. A conexão é feita com a introdução dos dois ressaltos existentes em cada junta nas aberturas da junta, sendo complementada em um giro no sentido da esquerda paradireita. Ao conectar uma mangueira à outra, o ajudante deve guarnecê-la entre o vão das pernas,executando a conexão com as juntas na altura da cintura. O movimento de conexão da junta da mangueira é executado pelo ajudante. O mesmo procedimento deverá ser observado com a mangueira a ser conectada ao esguicho. Nas conexões com aboca de expulsão do auto-bomba ou do aparelho divisor, a manobra deve serexecutada com um dos pés prendendo, firmemente, ao solo um pedaço da mangueira, evitando dessa forma que a mesma seja arrastada ou que fuja do controle. Caso haja necessidade, as juntas podem ser reapertadas com uma chave de mangueira ou reajustadas com a colocação de uma arruela de borracha.A fim de possibilitar maior equilíbrio, a "base" deverá ser feita mantendo a perna esquerda a frente nestes...
tracking img