Seg. do Tarabalho

458 palavras 2 páginas
O trabalho é o principal fator de produção de riqueza. O próprio capital resulta, em última instância, de uma remuneração de fatores de produção que foi reinvestida para aumentar a eficiência ou o volume da produção. Só se pode consumir o que se produz e o trabalho é o principal fator de produção. Mas o trabalho não é apenas uma variável isolada na condição e motivação humana, é acima de tudo uma forma de realização e socialização do indivíduo. O fato é que o homem vive, sobrevive e faz o mundo a partir do trabalho.
Pelo trabalho o homem pode se desenvolver, recriar o mundo, expandir suas potencialidades e capacidade criativa. Pelo trabalho o homem domina o mundo e a natureza, libertando-se do medo para dominar-se de tudo que o rodeia. A natureza que era causa de medo, gerando mitos e deuses, passa a ser só mais um elemento utilizado para gerar aquilo que o homem-trabalhador necessita. Realizado individualmente, o trabalho potencializa a capacidade criativa do homem. Quando realizado coletivamente ajuda no processo de desenvolvimento social.

Com relação a sociedade atual uma mudança está em andamento. O processo de automação, informatização e globalização da produção e da economia. Resta saber se isso ocasionará mais dominação ou o início de um processo de libertação. Cada vez menos postos de trabalho estão sendo oferecidos a operários, os antigos postos estão sendo tomados por autômatos, dispensando os trabalhadores. Hoje, cada vez mais se valoriza não o bom empregado, mas a pessoa empreendedora e criativa. Pois esta, sendo criativa, pode ser mais lucrativa.
Diante dessa realidade são feitas algumas observações, em relação ao trabalhador do futuro, deverá estudar cada vez mais; haverá cada vez menos funções em que será necessária a força física; os postos de trabalho tradicionais tendem a diminuir, surgindo outras atividades principalmente na área dos serviços, entretenimento e da educação. Chega-se afirmar que a principal "mercadoria" dos próximos tempos é

Relacionados