Sefiroth

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
KETHER Pode existir sem o resto da Sefiroth; o desconhecido potencial do homem.

HOCKMAH Sabedoria, função do intelecto profundo onde surgem as idéias e observações mais profundas. Pai.

BINAH Compreensão. É a Sefirah que sustenta e recebe. Mãe. Reage ao mundo externo.

DAAT Conhecimento. Representa no homem o que ele não conhece, mas existe. Um abismo no qual o ego morre. Daat é o véu,atrás do qual está o conhecimento e a existência do universo objetivo.
Daat é o ponto onde essa identidade (ou seja, aquela descoberta do eu, através de Tipheret) desaparece no vazio da consciência cósmica, ante a união com Kether

HESED Emoção Profunda. Misericórdia e generosidade. Profunda experiência encontrada num caso de amor ou a sensação obtida num instante de profundareligiosidade. Esta Sefirah representa para o homem uma necessidade criadora poderosa, o tipo de força que pode fazer um povo desenvolver um continente, dedicando tempo e dinheiro as boas obras, proporcionando cuidados à uma família miserável. É a grande fonte de emoção. Onde crescem os sentimentos mais altos. É uma outra voz profunda. Liberdade ilimitada.
Sabedoria pura. É terconfiança para fazer uma cura, por exemplo. Você vai já sabendo que Yeshua vai resolver.

GEBURAH Emoção externa. Sua função, definida tradicionalmente como severidade, é julgar, de momento a momento. Esta Sefirah recebe as emanações de Binah. Aspecto feminino.
Geburah descontrolada, isto é, sem o elemento compensador da magnanimidade proveniente de Hesed, torna-se, sem dúvidaagressiva, em lugar de agudamente receptiva. Sem controle ela pode tornar um homem um hipócrita, um disciplinador ou um militante cruel. Essa é a Sefira do sim ou do não.
Geburah tem que ser criada a partir do equilíbrio entre os lados positivo e negativo da árvore.

TIPHERETH Beleza. No homem, a altura em que ele é centrado determina o nível de seu ser, e enquanto as duascolunas dirigem as funções, a coluna do equilíbrio mostra quem ele é.
NATUREZA ESSENCIAL ou consciência de si próprio. Do ponto onde se encontra Tipheret ele tem acesso a toda a Sefirot, menos Malkut, o reino, no homem, seu corpo. Assim, a NATUREZA ESSENCIAL do homem não pode ser vista no mundo físico, embora seu caráter possa ser deduzido de suas ações.
É umreflexo do EU SOU.
No homem, sua natureza essencial é chave. “Conhece-te a ti mesmo”. Tipheret está a meio caminho entre o Céu e a Terra, participa dos mundos superiores e inferiores, traz o Divino até a matéria e eleva a matéria até as alturas do espírito. É a conexão do visível com o invisível.

NETZAH Eternidade. É, no homem, todo o processo involuntário, inclusive o sistemaautônomo. É a primeira sefira atuando no reino físico. Fornece a força para todas as funções vitais. Das batidas do coração ao processo digestivo. O instinto de atração e repulsão entre os sexos, o fluxo e o refluxo dos desejos. É a natureza em ação criando e desfazendo.
Em Netzah mora um amor diferente daquele de Hesed. Netzah é o fornecedor da força instintiva. Conserva não só asaúde do corpo mas como também provê a energia para Hod.

HOD O processo voluntário. O fator de equilíbrio do lado receptivo da árvore. Pode ser traduzido do hebraico como esplendor, mas sua etimologia relaciona-se também com a palavra “reverberação”. Como processo voluntário, ela inclui todos os sentidos e responde, ou reverbera, a dados precisos. Os “cinco sentidos”, ou seja, os estímulosfísicos, emocionais e intelectuais são recebidos e comunicados ao mundo interior do organismo. Essa é a sefira do condicionamento mental, ou educação.

O que nós normalmente vemos do mundo é o nível Netzah–Hod. No trabalho e no lazer Hod e Netzah cumprem tarefas sem fim.

YESOD Fundação. É o eixo da mente, do mundo material e da ação. No homem, está relacionado a formação de imagens. Yesod...
tracking img