Sedentarismo e automedicacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O sedentarismo já é considerado a doença do próximo milênio. Na verdade trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que demandam gasto energético por facilidades automatizadas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforçoreduzindo assim o consumo energético de seu corpo.





















DESENVOLVIMENTO
O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funçõesprofissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.
O sedentarismo é um dos fatores de risco intimamente relacionados com o aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias crônicas e distúrbios cardíacos. Pesquisas mostram que, o risco de se ter uma doençacardiovascular aumenta uma vez e meia nas pessoas que não têm uma vida ativa. Mais de 60% da população adulta não pratica exercício físico.
Sedentarismo causas e conseqüências
A falta de atividade física e que resulta em vários problemas, geralmente causada pela falta de determinação à ausência do esporte na vida gera muitos problemas e o principal é o sedentarismo e é na infância que ele édeterminado, visto como uma doença que atingi metade da população em todo o mundo homens e mulheres de todas as idades, porém pessoas que nunca praticaram esportes são mais aptas a ser sedentárias, quem já praticou esporte em algum momento da vida raramente se tornará sedentário. Caminhar, correr, passear a pé movimentar o corpo e uma freqüência maior do que a de costume já faz muita diferença, o que nãopode é ficar parado se movendo apenas da cozinha para o sofá. Hoje em dia alguns fatores facilitam o sedentarismo como o computador, vídeo games de ultima geração, o acesso a internet, DVD, televisão, telefone entre outros aparelhos eletrônicos que interagem atraindo toda a atenção e facilitando de certa a forma a rotina.
As conseqüências da falta de atividades físicas são visíveis a obesidade é oproblema mais grave juntamente com a regressão funcional, hipotrofia das fibras musculares, perda de flexibilidade, infarto, colesterol alto, hipertensão arterial, diabetes e o comprometimento dos órgãos. Atividades como a caminhada, natação são leves é indicada para todas as idades, oferece baixo risco de lesões e ainda fornecem alto gasto calórico, são muito recomendadas para obesos, idosos equem sofre com problemas nas articulações, pois não têm impacto, outras atividades como a bicicleta, corrida, vôlei, basquete, ioga, boxe entre outras podem ser muito interessantes e divertidas, vale a pena deixar de lado o sedentarismo e buscar por uma vida melhor e muito mais saudável
FORMAS DE TRATAMENTO

O primeiro passo para se ter uma vida saudável e combater o sedentarismo é consultarnutricionistas e personal trainers especializados, depois disso, mudar alguns hábitos de vida, de acordo com a orientação dos profissionais de nutrição em prática de exercícios. Exercícios como subir escadas em vez de utilizar elevadores, caminhar, andar de bicicleta ou mesmo passear com o cachorro são atividades que estimulam o bem estar físico e mental e reduzem, de forma eficaz, as conseqüênciasligadas à inatividade. Para qualquer prática de exercícios um profissional de saúde deve ser consultado!
No caso de optar por uma prática esportiva ou outra atividade específica para emagrecimento, procure por um profissional na área de Educação Física para orientações adequadas, seguras e melhores resultados.
Algumas dicas sobre largar o sedentarismo e começar atividades físicas:
Pessoas...
tracking img