Sedek, Maria Tereza, “Nicolau Maquiavel: o Cidadão sem Fortuna, o Intelectual sem ‘Virtú’”.

406 palavras 2 páginas
Sedek, Maria Tereza, “Nicolau Maquiavel: o Cidadão sem Fortuna, o Intelectual sem ‘Virtú’”.

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, na Itália, no ano de 1469. Foi historiador, diplomata, filósofo, escritor e político italiano durante a época do Renascimento. Maria Tereza Sedek busca relatar em seu texto, através de comentários e citações, a visão do filósofo sobre o Estado, expondo seus posicionamentos em relação à manutenção da ordem, através do uso do poder.
Tendo por parâmetro a cíclica da história humana, que se repete sempre de maneira indefinida, Maquiavel busca um denominador comum para mostrar a importância da história como fonte de ensinamentos. Percebe que o poder político é inerente ao homem, surgindo como uma forma de controle dos conflitos humanos e da desordem, “proveniente da imutável natureza humana”. Contudo, a atividade política exige do homem a “virtú”, e o domínio sobre a fortuna. Esta representava uma “deusa boa, que possuía os bens que todos os homens desejavam: a honra, a riqueza, a glória, o poder.”, mas para possuí-la era necessário se mostrar um homem farto de coragem e de virilidade.
Maquiavel assinala para a importância da sabedoria no uso da força uma vez que aquele governante possuidor de “virtú”, demonstrando-a através da criação de instituições que facilitem sua administração, será capaz de impor e manter o respeito de seus governados e, por conseguinte, conquistar a fama, a honra e a glória para si.
O filósofo ainda destaca a importância da habilidade do príncipe em agir conforme as necessidades e as circunstâncias do momento. Afirma que é preciso o príncipe se preocupar em manter sua imagem de homem íntegro, leal, e humano. Contudo, deve tornar-se o oposto se necessário, uma vez que, conquistado o triunfo e garantida a manutenção do Estado, os meios usados para tal serão julgados honrosos e todos lhe serão gratos.
Maria Tereza Sedek compartilha com Maquiavel o ideal de que a ordem, fundamental para a construção do poder

Relacionados