Seculo vxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A escola não é uma corporação. Ainda que hoje a função do Estado esteja muito reduzida em relação ao passado e se fale de gestão profissional em praticamente todas as áreas, a verdade é que a escola como instituição tem uma missão e um conjunto de objetivos próprios e diferentes dos de uma corporação.
A escola representa o único mecanismo que pode promover a igualdade de acesso doscidadãos ás oportunidades, sem que se pretenda nunca um papel paternal e protecionista; a escola é a única entidade que pode ter um papel promotor em vez de remedi ativo. A escola representa o investimento de uma sociedade numa nova geração e não nos problemas passados ou atuais.
Segundo Moscovici (1978) a construção dos aspectos sociais acontece a
partir de determinados fenômenos, entre eles afocalização. Esta se refere à indireta e empenho de determinados grupos por certos aspectos do objeto, resultando em uma visão fragmentada dos mesmos. Pode-se pensar que cada grupo se interessa pelos aspectos que são lógicos com a sua visão de mundo, buscando proteger a sua
identidade.
Podemos, pois, sem cair em metáforas circulares e reducionistas, lucrar da organização empresa, a liçãode um empenho de adequação pela sobrevivência que não permite nunca a opção confortável da negação da mudança. Este empenho de transformação obrigou a empresa de hoje a mudar conceitos, métodos e estratégias, a relativizar o certo e o errado, a centrar-se nos seus objetivos de crescimento em detrimento dos processos, dos usos e dos costumes.
A atividade desta organização consiste naprestação de um serviço em nível da educação. Este serviço tem a particularidade de ser gratuito e obrigatório, na medida em que os "clientes" têm obrigatoriamente que recorrer a este serviço. Não podemos, portanto falar de forma estrita num negócio, uma vez que não existe o conceito clássico de troca de bens ou serviços. Ainda que possamos recorrer a esta analogia para analisar determinados aspectos daorganização. De certo modo, ainda que o serviço não seja pago diretamente, é pago através dos impostos e a sua obrigatoriedade garante um certo número de locais de trabalho que de outra forma não existiriam.
O processo de escolaridade obrigatória desenvolve-se em três ciclos de ensino: o primeiro ciclo refere-se aos quatro primeiros anos e inicia-se aos seis anos de idade aproximadamente,o segundo ciclo representa os dois anos seguintes e o terceiro ciclo refere-se aos últimos três anos.
É difícil falarmos do desempenho numa escola uma vez que os resultados diretamente relacionados com os objetivos da organização não são considerados como a medida do desempenho da escola, mas antes como elementos de caracterização da população de alunos. Assim, podemos dizer que apopulação de alunos tem elevados níveis de insucesso escolar, mas não podemos dizer que a escola é responsável por estes resultados. Assim os resultados não entram na estrutura de feedback para induzir/ aceitar as estratégias e práticas educativas. A escola perde assim a sua estrutura mais fundamental de adaptação que é a resposta do meio aos processos utilizados.
Em termos legais, a organização daescola é diretamente controlada pelo Ministério da Educação. Podemos dizer que o Ministério da Educação, organiza a rede escolar e determina a forma de funcionamento de todas as escolas públicas através da legislação sob a forma de decretos e despachos normativos.
Os recursos humanos são do mesmo modo recrutados pelo Ministério, sem interferência das escolas. Nos últimos anos, aautonomia da Escola em termos de gestão de recursos e em termos de funcionamento interno e inclusive em termos de práticas pedagógicas, tem vindo a aumentar dentro de determinados limites, o que contribuiu para a diferenciação das escolas entre si.
Tradicionalmente, a Escola está associada a um movimento de democratização social, ao possibilitar o acesso das populações ao conhecimento. A...
tracking img