Seculo de pericles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.

INTRODUÇÃO

O período que vai de 440 á 404 a.c, ou seja, 36 anos é conhecido como o “século de Péricles”. Péricles era um homem de caráter forte, sóbrio, incorruptível e reservado, que governou Atenas por 36 anos, representava o partido popular e era um ardoroso defensor da democracia escravista. Péricles era dotado de magníficas qualidades de espírito e isso lhe dava grande autoridadesobre os atenienses que o idolatravam. Buscou garantir os direitos dos pobres, dando a eles a oportunidade de comparecer as assembléias e tribunais. Sua administração deu a Atenas grande esplendor sendo seu século conhecido como “século de ouro”. Foi no século de ouro que nasceram: o grande historiador Heródoto, o filósofo Sócrates, o trágico Sófocles e outros. O objetivo político de Péricles erafazer de Atenas uma democracia ideal em que houvesse equilíbrio entre os interesses do Estado e dos cidadãos. O grande líder pereceu durante a guerra de Atenas com Esparta, acometido por uma terrível epidemia. Péricles sucumbiu, mas, porém o seu governo deixou um grande legado no desenvolvimento do teatro, medicina, na técnica e na educação.

2.

A TRAGÉDIA: como instituição social

Atragédia é a origem do teatro considerado como gênero poético nascido dos cultos religiosos a Dionísio, encenado em dois espaços: o palco onde ficam os atores; e o coro em qual se encontra as pessoas que não são pessoas profissionais. Os atores falam em prosa representando os heróis e heroínas, já o coro cantam em versos, narram e comentam o que se passa no palco. A tragédia é dotada de grande riquezacultural com três aspectos importantíssimos: a tragédia como instituição social, ou seja, uma instituição social e democrática; por ser representado nas festas cívicas de Atenas, coro ser compostas de cidadãos, financiado pelo governo e por ser uma reflexão do surgimento da democracia. É nas tragédias teatrais que as noções de público e privado, ou seja, o conflito entre duas leis: a lei defamília, esfera privada, e as exigências da cidade, esfera pública, serão tematizados, a expressão encontra-se em Sófocles, na tragédia Antígona.

Estabelece-se o conflito entre Antígona e Creonte, onde Antígona representa à família e Creonte a cidade. Polinice, irmão de Creonte, é acusado por ele de traição politica, eles lutavam em partidos contrários. Como traidor político, a lei não dá o direitoao funeral e a sepultura, Antígona se atormenta isto explica o porquê na religiosidade aristocrática, um guerreiro que morre em combate está prometido à imortalidade, para isso o corpo precisa estar inviolado. Antígona enfrenta então Creonte e realiza o funeral e enterra o irmão, por isso é condenado à morte. Então a tragédia narra o conflito entre as leis escritas da cidade, ou seja, acontradição entre o público e o privado.
2.1

O herói e a heroína

O herói e a heroína representados pelas figuras trágicas: pela dor, pelo conflito entre sua vontade e seu destino, suas ignorâncias e o cumprimento daquilo que fora guardado pelos deuses. Suas dores são exprimidas nos cantos do coro por serem representantes da culpa e da maldição, sem ao menos ter o conhecimento da causa e por essefato causam sua própria desgraça e os de quem os rodeiam. O fato é que eles dispõem de sinas e indícios que poderia os ajudar na compreensão de tal, no entanto não conseguem percebê-los e compreendê-los, por isso não se sabe quando estão na ignorância, onde não sabem a vontade dos deuses, e nem quando é a própria vontade. Então o desafio do herói e da heroína era de conseguir cumprir seu destinoatravés de suas ações e este herói e heroína representada no teatro possibilita o questionamento entre os cidadãos, levando os a pensarem sobre suas vontades e as dos deuses.

3.

A TÉCNICA

Para desfazer o poderio das famílias aristocratas, Sólon um dos sete sábios da Grécia antiga, estimulou o desenvolvimento e o enriquecimento dos artesãos, patrocinando as técnicas isto é, a criação e...
tracking img