Secretariado executivo rumo à transdisciplinaridade: uma nova estraté-gia na construção do conhecimento.

Páginas: 10 (2435 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
Secretariado Executivo Rumo à Transdisciplinaridade: uma nova estraté-gia na construção do conhecimento.

Aluisio Ferreira Gomes, Doutorando em Educação pela Uncuyo - Universidade Nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina. Licenciado em Letras e especialista em Docência do Ensino Su-perior pela Universidade de Pernambuco - UPE. Professor das disciplinas, Marketing, Orga-nização de Eventos,Cerimonial e Etiqueta na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Petrolina, coordenador da seção (J) Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Rosacruz Internacional.

RESUMO
O presente artigo resume as interações dialógicas durante o exercício em sala de aula das dis-ciplinas cerimonial e etiqueta, organização de eventos e marketing, oferecida aos alunos do Curso de Secretariado Executivo, daFACAPE, em Petrolina – Pernambuco. A interlocução entre professores e professoras de diversas formações, (Língua Inglesa, Língua espanhola, Sociologia, Psicologia, Matemática Financeira,Letras), com os estudantes integrantes das turmas do primeiro ao sexto semestre do curso citado, no ano de 2010, foi objeto de observa-ção e ensaia uma análise revelando a forma como o contexto e a formaçãodisciplinar dita regras, conceitos e atitudes de difícil superação. A formação compartimentada aprisiona as mentes sem uma configuração epistemológica que possui categorias conceituais, cultura, lin-guagem e representações próprias de cada campo do conhecimento especializado, requerendo abordagens metafóricas na construção de uma linguagem comum(NICOLESCU, 2000).

Palavras - chave:Transdisciplinaridade, Secretariado, Educação, Epistemologia, Ciência, Conhecimento.

INTRODUÇÃO

O Curso de Secretariado Executivo é um dos mais atuais, tendo pouco mais de 10 anos na instituição Facape. Prepara profissionais para serem executivos, gestores, gerentes, secretá-rios, diretores de setores empresariais. Tem uma carga de horas/aula abrangente em adminis-tração, língua portuguesa, língua inglesa,espanhol, nas disciplinas voltadas ao mundo dos negócios e ao relacionamento com pessoas, nas rotinas e gestão secretarial. Prática e teoria se equilibram para que o acadêmico tenha experiência da realidade e competência para justificar sua atuação tanto do ponto de vista estratégico quanto operacional de Secretário Executivo que a Faculdade se propõe a formar. Assim, visita técnica, estágiosupervisionado, trabalha de conclusão de curso, horas complementares de participação social e de enriquecimento cultural convergem para o perfil do empreendedor dinâmico, flexível, planejador, persistente e pró-ativo. Este artigo visa abrir a discussão quanto à transdisciplinaridade e quanto à formação dos acadêmicos, dando-lhes instrumentos necessários para que possam construir o conhecimento. ATransdisciplinaridade é uma nova abordagem científica, cultural, espiritual e social que está sendo aplicado em escala global nas escolas. O prefixo ‘trans’ diz respeito àquilo que está ao mesmo tempo ‘entre’ as disciplinas, ‘através’ das diferentes disciplinas e ‘além’ de qualquer disciplina. (BRASIL, 2010).

MULTI, INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE
A transdisciplinaridade é complementar àdisciplinaridade, assim como à multi e à interdisci-plinaridade. Ela não se contrapõe à visão disciplinar, mas cria um espaço onde as disciplinas se encontram e transcendem suas barreiras imaginárias. Ela funciona como uma ligação entre todas as disciplinas, ocupando-se com o que está ao mesmo tempo entre, através e além das disciplinas.
Durante os Séculos IXX e XX houve um verdadeiro Big Bang disciplinar,rumo a uma espe-cialização cada vez maior, criando áreas de estudo cada vez mais fechadas em si mesmas. Pela metade do Século XX a necessidade de pontes entre as disciplinas começou a se fazer notar mais fortemente. Ganharam força os trabalhos multidisciplinares, que estudam um mesmo objeto do ponto de vista de várias disciplinas. É, conforme o exemplo do Prof. Basarab, estudar a obra do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo rumo a construção de uma nova modalidade
  • novas tecnologias a construção do conhecimento
  • O Profissional em Secretariado Executivo como Multiplicador Interno de Conhecimento
  • Novas tecnologias e o profissional de secretariado executivo: competências e habilidades
  • : Rumo à construção de uma nova moralidade. (2º capítulo)
  • Secretariado executivo
  • Secretariado Executivo
  • Secretariado Executivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!