Secretariado executivo rumo à transdisciplinaridade: uma nova estraté-gia na construção do conhecimento.

2435 palavras 10 páginas
Secretariado Executivo Rumo à Transdisciplinaridade: uma nova estraté-gia na construção do conhecimento.

Aluisio Ferreira Gomes, Doutorando em Educação pela Uncuyo - Universidade Nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina. Licenciado em Letras e especialista em Docência do Ensino Su-perior pela Universidade de Pernambuco - UPE. Professor das disciplinas, Marketing, Orga-nização de Eventos, Cerimonial e Etiqueta na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Petrolina, coordenador da seção (J) Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Rosacruz Internacional.

RESUMO
O presente artigo resume as interações dialógicas durante o exercício em sala de aula das dis-ciplinas cerimonial e etiqueta, organização de eventos e marketing, oferecida aos alunos do Curso de Secretariado Executivo, da FACAPE, em Petrolina – Pernambuco. A interlocução entre professores e professoras de diversas formações, (Língua Inglesa, Língua espanhola, Sociologia, Psicologia, Matemática Financeira,Letras), com os estudantes integrantes das turmas do primeiro ao sexto semestre do curso citado, no ano de 2010, foi objeto de observa-ção e ensaia uma análise revelando a forma como o contexto e a formação disciplinar dita regras, conceitos e atitudes de difícil superação. A formação compartimentada aprisiona as mentes sem uma configuração epistemológica que possui categorias conceituais, cultura, lin-guagem e representações próprias de cada campo do conhecimento especializado, requerendo abordagens metafóricas na construção de uma linguagem comum(NICOLESCU, 2000).

Palavras - chave: Transdisciplinaridade, Secretariado, Educação, Epistemologia, Ciência, Conhecimento.

INTRODUÇÃO

O Curso de Secretariado Executivo é um dos mais atuais, tendo pouco mais de 10 anos na instituição Facape. Prepara profissionais para serem executivos, gestores, gerentes, secretá-rios, diretores de setores empresariais. Tem uma carga de horas/aula abrangente em adminis-tração, língua portuguesa, língua inglesa,

Relacionados

  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas